Santo Ângelo e Ijuí definem as novas divisas entre os municípios

Santo Ângelo e Ijuí definem as novas divisas entre os municípios

Correio do Povo do dia 28 de janeiro de 1922, sábado, noticiava:

Renato Bohusch

Ijuí recebeu uma porção de terras para definir a divisa com Santo Ângelo.

publicidade

A divisa com os municipios de Ijuhy e de Santo Angelo 

Conforme officios trocados entre os conselhos municipaes desses municipios, encontrou-se, a 9 do corrente, na estação Rio Branco, a commissão do conselho municipal de Santo Angelo, com o coronel Soares de Barros, representante do conselho de Ijuhy, afim de assentarem definitivamente as divisas entre os dois municipios, que se tornaram incertas em virtude de serem definidas pela designação vaga da sombra do matto. Verificando que effectivamente se tornava necessario rectificar as divisas, a commissão do conselho de Santo Angelo assentou com o coronel Soares de Barros as novas divisas pelas quaes esse municipio cede para Ijuhy uma facha de terras, tendo sido lavrada uma acta.

DIVERSAS

Exposição de fructas em Villa Nova - Inaugurar-se-á hoje, ás 16 horas, em Villa Nova, a exposição de fructas promovida por agricultores ali residentes. O acto será assistido pelo dr. José Montaury, intendente municipal. Hoje mesmo será feito o julgamento pela commissão composta do inspector agricola e dos drs. Celeste Gobato, A. Albertini e Campos Velho. A commissão organisadora da exposição offerece tres medalhas de ouro, uma de prata dourada, quatro de prata e cinco de bronze. O sr. Francisco Sirangelo mandou gravar uma medalha de ouro, destinada ao expositor que apresentar melhor mostruario. A exposição será feita em tendas armadas no salão da Cooperativa Villa Nova. A commissão fará distribuir folhetos contendo informações uteis para os agricultores. Durante os dias da exposição, tocará a banda de musica do 2º batalhão da Brigada Militar.

Reconstrucção de pontes - A administração municipal de Santo Angelo, tendo já contractado a acquisição das madeiras necessarias, iniciará dentro em breve tempo os trabalhos de reconstrucção das pontes sobre o Ijuhy Grande, Moinho e Urubacurú, todas na estrada que daquella villa conduz á cidade de S. Luiz. A do Ijuhy Grande, sobretudo, é um trabalho que se tornou inadiavel, diz um jornal, em virtude do pessimo estado do vigamento.

TELEGRAMMAS

São Paulo abalado por um terremoto

S. Paulo, 27 - Hoje, ás 3 horas e 55 minutos da madrugada, foi sentido nesta capital e em todo o interior do Estado, um terremoto, que teve a duração de cerca de dez segundos. Foi uma forte trepidação, acompanhada de violento rugido subterraneo, que mais parecia um trovão no sub-solo. Na rua Anna Cintra ruiu completamente o telhado de uma casa. O phenomeno foi sentido em todo o Estado, mas o logar onde teve mais violencia foi na cidade de Espirito Santo do Pinhal, fronteira de Minas Geraes. Nas proximidades de Poços de Caldas, onde existem fontes de agua sulphurosa, e naquella cidade, o terremoto foi de violencia assustadora. Toda população da cidade deixou suas casas áquella hora, procurando as localidades visinhas a esta capital. É profunda a impressão causada pelo phenomeno, havendo grande anciedade por conhecer detalhadamente os pormenores do terremoto nas localidades onde elle teve maior violencia e os prejuizos causados à população.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 28 de janeiro na história

1808 - Abertura dos Portos às nações amigas é decretada por Carta Régia.
1942 - Brasil rompe relações com Alemanha e a Itália durante a 2ª Guerra.
1948 - Nasce o bailarino russo Mikhail Barishnikov. 
1986 - Sete morrem na explosão da nave Challenger.
1988 - Governo Sarney promove 40 mil cortes no funcionalismo. 
1997 - Morre o escritor e jornalista Antônio Callado.   


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895