Serviços de carga eram descarregados em trapiches

Serviços de carga eram descarregados em trapiches

Correio do Povo do dia 5 de dezembro de 1920, domingo, noticiava:

Renato Bohusch

Os vapores descarregavam suas cargas pelos trapiches.

publicidade

O serviço de descarga na Alfandega 

Os srs. Crivellaro & Difini fizeram entrega ao coronel Francisco Job, inspector interino da Alfandega, das chaves de um dos armazens alugados por essa repartição. Este armazem fica situado á rua Triumpho, possuindo de frente quinze metros e 110 de profundidade e uma altura de cinco metros. O espaço existente para as cargas abrange um total de 6.600 metros cubicos. Quando a sua capacidade é para 4.000 toneladas. Este armazem foi expressamente construido para os serviços da Alfandega, prestando-se perfeitamente para o fim a que se destina. Aos fundos do mesmo esta situado um trapiche de sessenta metros de extensão por trinta de largura. Ali, perfeitamente podem fazer a sua descarga quatro chatas. O armazem tanto na frente como nos fundos possue amplas portas, por onde facilmente entram e sáem qualquer volume de carga. Tanto no trapiche como no armazem correm duas linhas de trolis e um guindaste. Este novo armazem ja principiou a receber cargas, estando ali fazendo a sua descarga a chata “Suzana”.

DIVERSAS

Faculdade de Medicina - Realizou-se, hontem, na Faculdade de Medicina desta capital, o julgamento das provas do concurso para o logar de lente substituto de clinica medica. Foi candidato a esse concurso, sendo approvado, o dr. Eduardo Sarmento Leite Filho.

Transformação de uma draga - Subiu, hontem, ao plano inclinado do estaleiro dos srs. Alcaraz e Cia., situado na ilha do Chico Inglez, a draga Rio Grande, pertencente á Viação Fluvial do Estado. Naquelle estaleiro a referida embarcação vae ser transformada em navio de carga, sendo destinado ao transporte de carvão. A Rio Grande continuará a navegar com as suas actuaes machinas e poderá conduzir até 400 toneladas.

Vapor Itapuhy - O vapor Itapuhy, que devia chegar hoje, sómente terça-feira fundeará no porto desta capital. Aquelle vapor vem com a sua viagem atrazada desde a saida do Rio de Janeiro.

Objectos perdidos - O sr. Francisco Oliveira, gerente do cinema Guarany, depositou no escriptorio desta folha um par de luvas.

TELEGRAMMAS

Campanha contra Companhia Telephonica

Livramento, 4 - A imprensa local continúa atacando a resolução da Companhia Telephonica Rio Grandense, elevando os preços das assignaturas dos apparelhos, a partir de janeiro em diante. A Praça do Commercio interveio, tambem aguardando a chegada do coronel Ganzo Fernandez a esta cidade, afim de ver se consegue harmonizar os interesses da Companhia com os do publico.

A repatriação dos restos dos imperadores do Brasil

S. Paulo, 4 - Diversas senhoras da sociedade local promovem uma grande reunião afim de assentar o programma das homenagens que prestarão á imperatriz no dia da chegada dos seus despojos no Brasil. Continua a receber assignaturas a lista aberta para adquirir a corôa de bronze que S. Paulo mandará depor sobre o feretro do imperador.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 5 de dezembro na história

1908 - Fundação da Cruz Vermelha Brasileira.
1944 - Segunda Guerra Mundial: tropas Aliadas tomam Ravena na Itália.
1967 - É criada a Fundação Nacional do Índio (Funai) no Brasil.
1985 - Morte do cantor e compositor Victor Mateus Teixeira, o “Teixeirinha”.
2017 - O COI proíbe a Rússia de competir nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2018 por doping nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2014.

O dia 6 de dezembro na história

1877 - É publicada a primeira edição do The Washington Post.
1946 - Nascimento de Emílio Santiago, cantor.
1951 - Getúlio Vargas envia ao Congresso decreto que cria a Petrobras.
1956 - Nelson Mandela, líder do movimento contra a segregação racial na África do Sul, é preso por causa de atividades políticas em seu país.
1976 - Morte de João Goulart, o “Jango”, ex-presidente do Brasil.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895