Teatro Guarany, em Pelotas, completa um século de existência

Teatro Guarany, em Pelotas, completa um século de existência

Correio do Povo do dia 1 de maio de 1921, domingo, noticiava:

Renato Bohusch

Pelotas comemora um século de existência do Theatro Guarany.

publicidade

Inauguração de um theatro 

Pelotas, 30 - Os jornaes dizem que a população de Pelotas receberá, hoje, officialmente, o theatro Guarany, cuja construcção, pela sua importância, vem dar aqui um grande impulso. Para commemorar a inauguração será cantada a opera nacional “Guarany” pela Companhia Lyryca Marrante, especialmente contratada. Serão prestadas diversas homenagens aos fundadores do theatro Guarany, devendo no intervalo do 1º acto ser inaugurada uma placa de bronze offerecida pela população. O theatro Guarany dispõe de 1.088 cadeiras, 84 camarotes e 1.500 geraes. Os hotéis acham-se repletos de forasteiros vindos de Bagé e do Rio Grande que vem assistir á inauguração do theatro Guarany.

DIVERSAS

Construcção de uma estrada de ferro - Como se sabe, em virtude do accôrdo estabelecido entre os governos do Uruguay e do Brasil para a anullação da divida que aquelle tinha para com este, ficou resolvido que se construisse um estabelecimento technico profissional na divisa entre os dois paizes e uma parte sobre o rio Jaguarão. Não sendo presentemente viavel a construcção daquelle estabelecimento, resolveu-se, agora, applicar a respectiva verba na construcção de uma estrada de ferro entre Jaguarão e o kilometro 53 do ramal já projectado entre Basilio e Jaguarão. O trecho de Basilio ao kilometro 53 faz parte da construcção contratada pelo governo brasileiro com a Empreza Constructora, devendo o restante ser custeado pelo governo do Uruguay, que também fará construir uma estrada de ferro de Mello a Rio Branco, villa esta situada em frente a Jaguarão. Aguarda-se agora a aprovação do Congresso. 

TELEGRAMMAS

A situação politica

S. Paulo, 30 - Acham-se aqui, os srs. Carlos de Campos e Alvaro de Carvalho, que vieram conferenciar com o sr. Washington Luiz, sobre o caso da successão presidencial. A opinião publica conserva-se absolutamente indifferente a essa questão. Apezar disso, o nome do sr. Arthur Bernardes, que gosa de muitas sympathias e é tido como bom administrador.

Emigração de judeus para o Brasil e a Argentina 

Paris, 30 - Os representantes brasileiro e argentino estão fazendo o possivel para favorecer a emigração de judeus, para os seus respectivos paizes, segundo consta do relatorio do engenheiro Pimkin, que hoje foi submettido á apreciação do comité central de protecção aos judeus.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 1º de maio na história

1821 - Diário do RJ, primeiro diário impresso a circular no país. 
1875 - Lei eleva à Vila a Povoação de São Sebastião do Caí. 
1886 - Greve geral em Chicago por jornada de trabalho de 8 horas. 
1925 - É decretado feriado pela primeira vez no Brasil. 
1974 - Criação do Ministério da Previdência Social.
1994 - Morre em Imola, Itália, o piloto de F1, Ayrton Senna.

 

O dia 2 de maio na história

1519 - Morre o artista italiano Leonardo da Vinci.
1933 - São proibidos os sindicatos e atos públicos na Alemanha.
1964 - Brasil rompe relações com Cuba.
1993 - Morre o ator Armando Bógus. 
1996 - Privatização da Rodovia Presidente Dutra. 
1997 - Morre o educador Paulo Freire.

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895