Tiro de revólver inicia conflito entre comunistas e fascistas nas ruas de Roma

Tiro de revólver inicia conflito entre comunistas e fascistas nas ruas de Roma

Correio do Povo do dia 27 de maio de 1922, sábado, noticiava:

Renato Bohusch

Integrantes de partidos políticos distintos enfrentavam-se na Itália.

publicidade

Successos na Italia - Os conflictos entre fascistas e communistas na Italia

Roma, 25 - O conflicto entre communistas e fascistas foi provocado pela detonação de um tiro de revolver, que excitou a população. Ignora-se quem foi a pessoa que disparou a arma. A guarda real interveiu, separando os grupos rivaes. O official dos carabineiros Giammeri foi gravemente ferido e o seu cavalo caiu morto. Chegaram varios destacamentos de policia, sendo obrigados a usar metralhadoras contra alguns edificios onde os dois partidos tinham feito barricadas. Os que se achavam dentro dos edificios lançavam bombas pelas janella e respondiam ao fogo da policia, com rifles e revolvers. As ambulancias carregaram numerosos feridos nacionalistas, fascistas e policiaes, para os hospitaes.

DIVERSAS 

Écos do assassinato do intendente de Itaquy - Em o nosso serviço telegraphico de dias atraz publicamos um despacho procedente da fronteira, no qual, em termos laconicos, nos era transmittida a noticia de haver sido preso na Republica Argentina um dos autores do assassinato do dr. Octavio d’Avila, intendente municipal de Itaquy, crime este occorrido ha cerca de 2 annos e que, quer pelas circunstancias em que foi praticado, quer pela situação social da victima, impressionou vivamente aos habitantes daquella cidade fronteiriça. O “Correio da Manhã” do Rio de Janeiro, assim se refere á prisão do alludido crimonoso: “A forma e as circunstancias em que o crime foi levado a effeito e tambem devido á situação social da victima provocaram no espirito da população daquella cidade, profunda consternação. Um dos assassinos do intendente de Itaquy, chamado Manoel Alves de Azevedo, se encontrava em Alvear, provincia de Corrientes, e a captura foi logo pedida ás autoridades locaes. Agora, passados longos annos, Alves de Azevedo foi preso, tendo confessado que fazia parte do bando que assassinou o intendente Octavio d’Avila. O governo argentino já concedeu a extradição de Azevedo, que, perante as autoridades sul-riograndenses, esclarecerá o nefando crime, indicando-lhes todos os responsaveis.”.

TELEGRAMMAS

O raid aereo Lisboa-Rio

Londres, 26 - A imprensa londrina commenta a partida do cruzador “Carvalho de Araujo”, da armada portugueza, que leva ao seu bordo o novo apparelho destinado aos aviadores Sacadura Cabral e Gago Coutinho. Os jornaes exprimem geralmente a opinião de que o arrojado raid Lisboa-Rio terminará com exito. Tecem também elogios á perseverança dos aviadores e louvam o appoio que lhes concedeu o governo de Portugal. Tem augmentado ultimamente o interesse pelo raid Lisboa-Rio, por causa da animação que actualmente reina em todas as rodas, motivada pela partida do major Bloke, que como se sabe, emprehendeu realisar um vôo ao redor da terra. 
Emigração polaca para o Brasil 

Berlim, 26 - Foi annunciado que cerca de 100 mil polacos desejam estabelecer-se nos Estados brasileiros do Paraná e Minas Geraes. Para isto um representante do governo da Polonia está negociando com as competentes autoridades brasileiras, principalmente sobre a facilidade de transporte para o Brasil. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 27 de maio na história

1924 - Nasce o jornalista e humorista Millôr Fernandes.
1931 - Concessões de emissoras de rádio passam a ser do governo.
1982 - O DOPS do Rio Grande do Sul é o primeiro a ser extinto. 
1996 - Assinatura do cessar-fogo entre a Rússia e a Chechênia.
1999 - Slobodan Milosevic é indiciado pelo Tribunal de Crimes de Guerra da ONU, por sua atuação na Guerra dos Bálcãs.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895