Tropas francesas ocupam arredores do Rio Reno

Tropas francesas ocupam arredores do Rio Reno

Correio do Povo do dia 17 de março de 1921, quinta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Soldados franceses observam a movimentação no rio Rheno, Alemanha.

publicidade

A Allemanha e os alliados - Aoccupação da região do Ruhr pelos alliados

Duisburg, 16 - A chegada, aqui, de novos reforços de tropas francezas é considerada, em todas as rodas, como um indicio seguro de que está iminente a occupação de Muelheim sobre o Ruhr. Ainda não chegaram a Hamborn as tropas alliadas que vão guarnecer esta cidade.

Goblença, 16 - Em relatório dirigido aos alliados a commissão do Rheno expoz o modo como julga que devem ser cobrados os direitos aduaneiros da nova tarifa na zona que começa em Muelheim e segue ao longo da linha pelos extremos limites de Leste do novo territorio occupado, allemão, abrangendo as cabeças e as pontes.

Paris, 16 - A commissão das reparações notificou á Allemanha que deve pagar um billion de marcos ouro até 23 de março e tambem completar o pagamento de 20 billions ouro até 1º de maio.

DIVERSAS

Um tigre - Diz a nossa collega “A Semana”, de Santo Angelo, que por um colono residente em Campinas, da colonia Guarany, 5º districto daquelle municipio, foi ha dias pegado um enorme tigre. O feroz animal, que ha tempos vinha persiguindo e dizimando os animaes domesticos dos habitantes daquella zona, mede 1,80m. de comprimento, sendo considerado um dos maiores que têm sido aprisionados ali. Com esse são três já os animaes dessa espécie que foram pegados no municipio de Santo Angelo, estando incluidos nesse numero o que se encontra no Jardim Zoológico desta capital e que foi capturado na costa do Piratiny pelo sr. Avelino Moraes. O colono pensa percorrer a diversas cidades e villas do Estado expondo o seu feroz prisioneiro, depois fará delle entrega ao Jardim Zoológico de Porto Alegre.

O carvão nacional - Estão sendo desmontados na mina do Leão, em São Jeronymo, afim de serem transportados para as Minas do Butiá, alguns machinismos, com os quaes contam os seus directores augmentar a extracção no Butiá. São esses machinismos uma das caldeiras de 250 HP. um guincho e o compressor de ar para ventilação das galerias. Esses machinismos, para installação dos quaes esteve ha tempos e por espaço de quasi um anno, no Leão, um engenheiro norte-americano, eram julgados, quando foram adquiridos e installados, indispensaveis á exploração do Leão. Parece que, em breve terá inicio a extracção de carvão.

TELEGRAMMAS

Os fanaticos em acção

Marcellino Ramos, 16 - Approxima-se deste povoado, vindo do Estado de Santa Catharina, e comettendo por onde tem passado toda sorte de tropelias, um grupo de 300 fanaticos chefiados pelo falso monge Palhano. Affirmam pessoas vindas do vizinho Estado já ter esse grupo assaltado e saqueado tres casas commerciaes. As autoridades locaes preparam-se convenientemente no sentido de evitar que os bandoleiros cheguem a esta povoação.

A questão dos navios ex-alemães

Rio, 16 - Segundo uma declaração official enviada aos jornaes, o governo não incumbiu o nosso embaixador em Paris, o sr. Gastão da Cunha, de pleitear para o Brasil a propriedade dos maiores ex-allemães, apresados nos portos nacionaes durante a guerra. Desta questão, como é sabido - diz a nota - resta apenas decidir-se a these sustentada pelo Brasil, e que foi formalmente adoptada pela França no sentido de saber se o nosso direito de propriedade, entendido nos termos do art. 97 do tratado de Versailles, deve ser ou não ser submettido á commissão das reparações como parecia á Inglaterra.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 17 de março na história

1919 - Nasce o cantor norte-americano Nat King Cole.
1942 - O general Mac Arthur desembarca com tropas aliadas na Austrália.
1942 - Poloneses são enviados para o campo de concentração de Belzec.
1945 - Nasce a cantora Elis Regina. 
1969 - Golda Meir é eleita primeira-ministra de Israel.
1976 - Morre o humorista Manoel da Nóbrega. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895