Trotsky destaca a importância das fábricas de munições para o combate ao exército polaco

Trotsky destaca a importância das fábricas de munições para o combate ao exército polaco

Correio do Povo do dia 25 de novembro de 1921, sexta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

A produção de armamentos em alta visava abastecer o Exército Vermelho.

publicidade

O problema russo - Trotsky diz que prosseguirá o fabrico de material belico

Moscou, 24 - Tendo regressado de uma visita ás fabricas de munições de Toula, o commissario da Defeza, sr. Trotsky, publicou um artigo no Pravda, dizendo que aquelles estabelecimentos devem continuar trabalhando incessantemente, pois sendo o centro em que os Exercitos vermelhos se devem abastecer de armas e munições, a sua actividade é necessaria, afim de que as forças dos soviets, que são superiores ao Exercito polaco, estejam apparelhados para resisitir a qualquer investida dos bandos do general Petiura, no caso do general Pilsudsky, presidente da Polonia, continuar a favorecel-os indirectamente. Na Karelia, os rebeldes continuam victoriosos.

DIVERSAS

Companhia Força e Luz - Diversos moradores da avenida Bom Fim e Caminho do Meio solicitam, por nosso intermedio, á direcção da Companhia Força e Luz para, não sendo possivel augmentar o numero de carros que trafegam naquella linha, fazer partir, diariamente, um da praça Senador Florencio, extraordinario, ás 12 horas, afim de favorecer aos que a esta hora, deixam o serviço, para fazer as suas refeições e no minguado tempo de 1 1/2 hora, no maximo. Lastimam elles ser esta linha, que aliás tem crescido numero de passageiros, há pouco tempo protegida pela Companhia, em verdadeiro contraste com as linhas Independencia, Floresta, etc., onde os bondes quasi sempre trafegam em lótes de tres e quatro e em tempo amiudado. 

Viação Ferrea - Desde 20 deste mez começou a vigorar na Viação Ferrea a nova tarifa para despachos de madeira, reduzida de 50%. 
Sangradouro e rio Jaguarão - Por determinação do governo do Estado, o secretario das Obras Publicas recommendou á Directoria da Viação Fluvial que mande proceder á limpeza e aprofundamento de até 2 metros de canaes do sangradouro, na lagôa Mirim, Barra do Jaguarão, Bahiano, João Jacintho, Vargas e Periquito, no rio Jaguarão. Quanto ao Castelhano, neste rio, será feito mais tarde.

TELEGRAMMAS

Soldado desconhecido italiano

Bento Gonçalves, 24 - Domingo proximo, serão celebradas exequias pelo “soldado desconhecido” italiano. A commisão promotora, composta de elementos de destaque da colonia italiana, está empenhada em dar a essa homenagem funebre a maior solemnidade. 

Melhoramentos no districto

S. Pedro, 24 - Domingo ultimo, o sub-intendente deste districto, sr. João Viola recebeu, por estar concluida uma ponte de alvenaria mandada construir no logar Serro do Coqueiro, pelas colonias locaes. Outros diversos melhoramentos estão projectados no districto. 

O governo federal e o Exercito

Rio, 24 - O “Jornal do Commercio” publica, hoje, longa varia em que defende o governo do dr. Epitacio Pessoa, das accusações que se lhe têm feito de estar perseguindo officiaes do Exercito. A primeira parte da “varia” trata das transferencias de generaes; na segunda, ella se occupa de censuras feitas a officiaes que tomaram parte em manifestações collectivas, de caracter politico.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 25 de novembro na história

1926 - Mussolini estabelece a pena de morte e fecha jornais antifascistas.
1944 - O 4º escalão da FEB parte para a Itália, na Segunda Guerra.
1945 - Getúlio Vargas lança manifesto em apoio a Eurico Gaspar Dutra.
1954 - PSD lança JK candidato à presidência e João Goulart do PTB a vice.
1979 - João Amazonas, líder do PC do B, retorna do exílio.
1996 - Darci Alves Pereira, assassino de Chico Mendes é preso no Paraná.  


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895