Ucrânia implora por ajuda humanitária em meio a crise de fome

Ucrânia implora por ajuda humanitária em meio a crise de fome

Correio do Povo do dia 3 de fevereiro de 1922, sexta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Mais de 800.000 crianças passavam por extrema necessidade na Ucrania.

publicidade

O problema russo - Ha dous milhões de famintos na Ukrania 

Londres, 1 - Em seu relatorio á commissão americana de soccorros, sobre a situação da Ukrania, o dr. Lincoln Hutchinson diz que em cinco governos, ha dous milhões de pessoas, inclusive 800.000 creanças em situação de extrema necessidade, devido á seca no ultimo verão. Esse mal, porém, é accrescido pelas consequencias que estão tendo para o paiz os quatro ultimos annos de guerra e as acções constantes dos bandoleiros. A primeira necessidade do paiz é de generos alimenticios, mas tambem ha, ali, falta de medicos e de artigos de medicina. Diariamente se registram cerca de duzentos casos de typho em Odessa, sendo peor a situação nos districtos ruraes.

DIVERSAS

Reclamação - Moradores do Caminho do Meio, solicitam, por nosso intermedio, providencias a quem de direito, sobre um melhoramento que se torna necessario, á zona por elles habitada. Assim, é notoria a falta de agua com que lutam para os misteres domesticos e, a exemplo do que se fez no bairro Rio Branco, pedem que seja collocado um chafariz em uma das esquinas daquella rua. 

Peste aphtosa - No 2º districto do municipio de S. Gabriel, está grassando com certa intensidade a peste aphtosa. Os estragos, segundo um jornal do interior, já são consideraveis, sendo raras as fazendas que já não tenham sido attingidas. 

Cooperativa de Consumo dos Operarios - Ante-hontem, ás 20 horas, realisou-se uma sessão de assembléa geral dos associados da Cooperativa de consumo dos Operarios, tendo sido apresentados o balanço procedido no respectivo armazem e dados demonstrativos do movimento do mesmo, o que muito agradou aos acccionistas daquella agremiação. 

Assalto e roubo - Ante-hontem, á 1 hora menos 45, foi assaltado um transeunte na avenida Redempção, no trecho compreendido entre as ruas da Republica e Luiz Affonso. Depois de barbaramente espancado e maltratado pelos meliantes, a victima foi despojada de tudo quanto levava.

TELEGRAMMAS

Corrida de cavallos 

Cachoeira, 2 - Na corrida realizada hontem, aqui, na cancha do Amorim, entre cavallos zaino, da Coudelaria Oliveira, e tordilho, de propriedade do sr. Olavo Motta, foi vencedor o primeiro. Grande massa de povo acudiu á cancha. O movimento de apostas foi superior a vinte contos de réis, além da parada, que era de dez contos.

O conflicto entre o Chile e o Perú 

Santiago, 2 - O ministro do Interior sr. Tocornal informou que o governo convidará os srs. Luiz Izquierdo, ministro da Argentina, e Carlos Aldunate Solar, ex-ministro de Estado, para representarem o Chile na conferencia que se realizará em Washington para solucionar o caso do tratado de Ancon. 

Epidemia de influenza 

Washington, 1 - O commissario da Saude Publica, sr. Coppeland, annunciou que a influenza agora assumiu as proporções de verdadeira epidemia na cidade de Nova York, onde se registraram, nas ultimas 24 horas, 813 casos novos dos quas 283 são de caracter pneumonico, e 43 mortes.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 3 de fevereiro na história

1927 - Coluna Prestes se asila na Bolívia. 
1930 - Fundação do Partido Comunista no Vietnã. 
1969 - Yasser Arafat é eleito chefe supremo da OLP. 
1995 - Início das obras de despoluição da Baía de Guanabara. 
1996 - Michael Jackson grava videoclipe no Morro Dona Maria, RJ.
1998 - Morre aos 89 anos o cantor e compositor Silvio Caldas.   


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895