Usina Elétrica de Livramento fica próxima de ser vendida após a redução do valor estipulado

Usina Elétrica de Livramento fica próxima de ser vendida após a redução do valor estipulado

Correio do Povo do dia 29 de janeiro de 1922, domingo, noticiava:

Renato Bohusch

Empresários reuniram-se para comprar a Usina Elétrica de Livramento.

publicidade

A energia electrica em Livramento 

Ha tempos noticiou “A Tarde” de Livramento que havia pessôas interessadas na compra da Uzina Electrica dessa cidade. Mas essa transação não foi avante, porque a Companhia Telephonica pedira nada menos de mil e tantos contos. Agora, parece que as negociações, reencetadas, tomarão outro rumo. O sr. Arfio Mazzei, na sua ultima viagem a Porto Alegre, entendeu-se com os directores da Companhia Telephonica, sobre a compra da Uzina. Eles estão dispostos a fazer a transacção por uma quantia mais razoavel entre quinhentos e seiscentos contos. O sr. Arfio Mazzei, começou a tratar da organisação de um syndicato, com capitaes santannenses, para a acquisição da Uzina Electrica.

DIVERSAS

A reconstrucção do edificio do Club Caixeiral - Noticiamos, ha dias, que a actual directoria do “Club Caixeiral” havia resolvido reconstruir o seu edificio social, de modo a tornal-o um dos principaes da capital. Agora, aquelle “club” está publicando edital convidando os constructores a apresentarem plantas e respectivos orçamentos para a reconstrucção do edificio social, com frente ás ruas Vigario José Ignacio e Andradas. As plantas classificadas em primeiro, segundo, terceiro e quarto logares terão, respectivamente, um premio de um conto de réis, quinhentos, trezentos e duzenos mil réis e a entrega das mesmas deverá ser feita na secretaria. 

Caixa funeraria poloneza - Esta caixa, com séde á rua S. Pedro n. 71, no edificio da sociedade “Aguia Branca”, realisou, domingo ultimo, uma kermesse, que rendeu, liquido 414$000. Esta Caixa foi fundada em 9 de maio de 1920 e já pagou 6 peculios aos seus associados, por fallecimento.

TELEGRAMMAS

O dr. Flores da Cunha manda desafiar ao dr. Batista Luzardo

Uruguayana, 28 - Tendo o jornal “A Nação” publicado ataques ao intendente, dr. Flores da Cunha, este mandou suas testemunhas. srs. dr. Oswaldo Aranha e Anaurelino Moreira, ao dr. João Baptista Luzardo, director daqulle jornal, uma reparação pelas armas. Este ultimo designou seus padrinhos os drs. Araujo Goes e Bandeira Teixeira. Reunidas as quatro testemunhas, reconheceram estas, pelos documentos apresentados, a falsidade das accusações, dando-as como não escriptas. Em vista disso as testemunhas do dr. Flores da Cunha desisitiram do duello, fazendo lavrar uma acta. “A Nação” noticiou o facto e, por isso, os padrinhos do dr. Flores da Cunha fizeram publicar a acta, no jornal “O Rebate”.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 29 de janeiro na história

1895 - Nasce o jornalista e humorista Barão de Itararé.
1905 - Morre o abolicionista José do Patrocínio. 
1929 - León Trotsky é expulso da URSS.
1943 - Vargas e Roosevelt se reúnem em Natal, Rio Grande do Norte. 
1958 - Início das obras da Refinaria Duque de Caxias, no RJ.
1975 - Morre o bandido Lúcio Flávio, que rendeu até um filme.

O dia 30 de janeiro na história 

1859 - Primeira linha de bondes puxados a burro para o Alto da Boa Vista, no Rio de Janeiro. 
1912 - Nasce o compositor Herivelton Martins. 
1933 - Hitler é nomeado chanceler do Reich, na Alemanha.
1946 - É proclamada a República da Hungria.
1950 - Publicação de “Canto Geral”, de Pablo Neruda. 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895