Visita de Borges de Medeiros ás obras do cais

Visita de Borges de Medeiros ás obras do cais

Correio do Povo do dia 5 de maio de 1921, quinta-feira, noticiava:

Presidente Borges de Medeiros, em visita às obras do cais do porto

publicidade

Visita presidencial ás obras do cáes 

Ás 14 horas de hontem, o dr. Borges de Medeiros, presidente do Estado, fazendo-se acompanhar dos srs. dr. Ildefonso Pinto, secretario das Obras Publicas e outros, foi visitar as obras da construcção do caes da capital. S. Excia. percorreu a area em que funccionam os possantes guindastes e motores das obras, assistindo á fabricação de blócos, trabalhos das officinas, etc. O dr. Borges de Medeiros, que se informava a todo momento do andamento das obras, teve occasião de apreciar o material fluctuante que já se acha armado para os trabalhos. No largo portão que dá entrada áquellas obras, estavam collocadas as bandeiras nacional e rio-grandense. O dr. Borges de Medeiros e sua comitiva, fizeram uma visita que durou em torno de três horas e meia

DIVERSAS 

Companhia Fiat Lux - A Companhia Fiat Lux está augmentando sua usina, no sentido de fornecer maior quantidade de energia e luz electrica. Aos fundos da actual usina, foi construido um edificio, todo de cimento armado. Ali, já estão sendo armadas duas caldeiras com um total de 1300 cavallos. O novo material, como seja, uma turbina de 1.000 cavallos, deverá embarcar, em meados deste mez, em Hamburgo, com destino a esta capital. Com as novas e velhas installações, a Fiat Lux terá machinas productoras de energia e luz electrica, num total de 3.500 cavallos. Aquella empreza ficará habilitada a fornecer ao publico 1.000 “kilovats’, por hora. Tambem está sendo installado um cano de cimento armado, de 60 centimetros de diametro, e que, tendo uma extensão de 300 metros, se destina a sucção de agua destinada á abastecer as caldeiras. Os cabos, que agora irão pela rua 7 de Setembro, sairão pela rua João Manoel. Outros importantes melhoramentos estão sendo introduzidos na Fiat Lux, devendo estas obras, orçadas em mais de 500 contos de réis, ficarem concluidas em alguns mezes. 

Novo Banco - Um grupo de pessoas representativas de Pelotas, procura, em curto prazo, fundar um Banco de Crédito Real e Hypothecario. Esse estabelecimento visa operar no Estado, fomentando o desenvolvimento. 

TELEGRAMMAS

Teatro Guarany

Pelotas, 4 - No novo Theatro Guarany, a Companhia Lyrica Marranti cantou hontem, a “Bohemia”, sendo grande a concurrencia. Hoje, será cantado o “Baile de mascaras”. A empreza do Theatro Guarany acolheu a idéa lançada pela “Opinião Publica” em pról da instituição do theatro lyrico popular, resolvendo realizar no proximo domingo, uma recita popular, com a “Tosca”. Aquella empreza em carta dirigida ao jornal, diz tomar o compromisso de repetir o theatro popular, com todas as boas companhias que futuramente visitarem o Theatro Guarany. 

Levante de polacos na Alta Silesia

Varsovia, 4 - Informações aqui recebidas, dizem ter estalado um movimento na Alta Silesia motivado pelas noticias de que a commissão inter-alliada tinha recommendado no seu relatório, á conferencia dos embaixadores, que fosse adjudicada á Allemanha toda a area do plebiscito, excepto o districto de Srynik. Trata-se de um movimento espontaneo em varios centros industriaes a favor da Polonia. 

A grafia da época está 
preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 5 de maio na história

1821 - Morre o imperador da França Napoleão Bonaparte. 
1849 - É fundada por colonos alemães a cidade catarinense de Joinville. 
1912 - Lançamento na URSS do jornal bolchevique Pravda.
1928 - Inauguração da Via Dutra, ligando o Rio de Janeiro a São Paulo.
1984 - Entra em operação a Usina de Itaipu.
1994 - Morre o poeta Mário Quintana. 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895