von Simons se pronuncia sobre negociação com os Aliados

von Simons se pronuncia sobre negociação com os Aliados

Correio do Povo do dia 15 de março de 1921, terça-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Von Simons falando no Reichstag, Berlim.

publicidade

A Allemanha e os alliados

Berlim, 14 - Em discurso que proferiu, hontem, no Reichstag, expondo a sua acção na conferencia de Londres, o ministro do Exterior von Simons disse que aos peritos allemães não cabia a responsabilidade das cifras propostas pela delegação, porquanto taes cifras eram da autoria do governo, que fôra forçado a isso, por motivos de ordem politica. Accrescentou que somente sob a ameaça do rompimento das negociações foi que apresentou cifras que ultrapassavam as que tinham sido estabelecidas anteriormente. Classificou as sanções pelos alliados como illegaes, accrescentando que se podia ter pensado no rompimento das relações diplomaticas; mas como os alliados invocavam sempre o tratado de Versailles, parece que por esse meio não se melhoraria a situação allemã perante o mundo.

DIVERSAS

A descoberta da machina de escrever - O sr. Estevão Pinto publicou em o jornal “A União”, da Parayba do Norte, um artigo, refutando as affirmações do jornalista sr. Gonçalves Maia, que déra a um pernambucano a autoria da machina de escrever quando se trata de um legitimo parahybano. O articulista diz que o descobridor da machina de escrever foi o padre parahybano Francisco João de Azevedo e não o padre pernambucano Jose Soares de Azevedo, como pretende o sr. Gonçalves Maia.

Prevenção contra o gado zebu - O sr. Luiz Silveira, commissario do Estado de S. Paulo, communicou ao governo paulista que navios que conduzem gado “zebu” estão prohibidos de tocar na Belgica, Inglaterra, França e Italia.

Reclamações - Moradores da rua Simão Kappel, no bairro Navegantes, pedem-nos para reclamarmos a quem de direito sobre as irregularidades notadas no serviço de Asseio Publico. Varias reclamações já foram feitas não sendo no entanto até agora attendidas. Alguns moradores, pór sua conta têm mandado despejar os cubos no Guahyba, pela simples falta de coleta que não ocorreu nos ultimos dias. Os moradores da rua S. Manoel no arrabalde do Parthenon, tambem se queixam do mau estado em que se encontra essa arteria publica. Com as ultimas chuvas, tornou-se ella intransitavel. O pessoal do Asseio Publico, não podendo chegar ate as casas, excusa-se de fazer este serviço.

TELEGRAMMAS

A revolta contra os soviets

Washington, 13 - Segundo os estudos feitos pelos funccionarios do Departamento do Estado, baseados nas noticias por este recebidas a respeito da situação na Russia, o dominio militar em Moscou, em Petrogrado e em outras cidades russas depende do exito dos esforços que estão sendo empregados para o controle dos abastecimentos. Tanto os rebeldes como os bolchevistas fazem o possivel para manter communicação com os districtos ruraes, afim de poderem satisfazer as necessidades das tropas e da população civil. A cidade de Petrogrado está virtualmente cercada. Quasi todos os operarios de Petrogrado votaram a favor de sua incorporação ás forças revolucionarias. Os trabalhadores, porém, ainda não podem prestar apoio directo aos rebeldes, devido á fiscalisação dos bolchevistas.

A luta entre socialistas e nacionalistas

Roma, 13 - Communicam de Bolonha que um grupo de fascistas, tendo encontrado o notavel criminalista e politico socialista Enrico Ferri, fez-lhe uma manifestação de desagrado e o aggrediu. A policia protegeu-o, effectuando algumas prisões dos autores das aggressões.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 15 de março na história

1900 - Abertura no Brás, em São Paulo, do Moinho Matarazzo. 
1922 - O Egito torna-se um reino independente. 
1933 - Início do III Reich, na Alemanha.
1953 - Volkswagen abre montadora em São Paulo.
1975 - Morre o armador grego Aristóteles Onassis. 
1993 - Assassinos do líder sindical Chico Mendes fogem da prisão. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895