Voo transatlântico de Lisboa ao Rio de Janeiro repercute no Brasil

Voo transatlântico de Lisboa ao Rio de Janeiro repercute no Brasil

Correio do Povo do dia 9 de abril de 1922, domingo, noticiava:

Renato Bohusch

Pilotos Sacadura Cabral e Gago Coutinho.

publicidade

O raid aereo Lisboa-Rio - Augmenta a confiança no exito da grande prova

Lisboa, 8 - Falando a um correspondente que o procurou, o capitão Maia, commandante do corpo de aeronautica, assim se exprimiu sobre o vôo transatlantico que estão tentando os arrojados aviadores portuguezes Sacadura Cabral e Gago Coutinho: É longa a viagem da travessia do Atlantico, desde Lisboa até o Rio de Janeiro. Os prós e os contras desse grande vôo foram examinados e tudo calculado scientificamente.

S. Paulo, 8 - Entre os membros da colonia portugueza surgiu a idéa de se offerecer um premio de 100 contos de réis aos aviadores Saccadura Cabral e Gago Coutinho, que estão empreendendo o “raid’ Lisbôa-Rio. 

DIVERSAS

Exposição do Centenario - O dr. Sá Dornelles, intendente de Alegrete, empenhado como vem para que o Alegrete figure numa boa representação na grande Exposição do Centenario, acaba de convidar os srs. Milton Quintana, Francisco de Napoli, dr. Ricciardi Junior e Cypriano T. Prunes, para, em commissão organizarem a campanha de propaganda, ali, do proximo certamen. Caso aquelles cavalheiros aceitem a incumbencia, os trabalhos de propaganda serão desde logo iniciados naquella cidade e campanha do municipio. Em Alegrete, já ha enthusiasmo pelo certamen commemorativo do primeiro Centenario da Independencia. 

Caldas Junior - Passa, hoje, o 9º anniversario da morte do nosso saudoso director Caldas Junior, fundador do Correio do Povo. O seu nome ainda é lembrado com viva saudade por todos os que trabalham nesta folha. Pela manhã, o pessoal das diversas secções irá depositar florês no tumulo. 

TELEGRAMMAS

Um incidente na cidade argentina de Libres

Tres brasileiros presos

Uruguayana, 8 - As autoridades argentinas de Libres prenderam, hontem , e os retiveram presos até hoje, três cidadãos brasileiros, por não estarem os seus passaportes de accôrdo com as novas disposições argentinas sobre a materia. Essas disposições entraram em vigor sem communicação. O consul brasileiro em Libres protestou contra as prisões injustas, não sendo attendido. As autoridades brasileiras daqui tomarão medidas de represalia, dando rigorosa execução á lei sobre os “indesejaveis”.

General Rondon 

Arroio Grande, 8 - Procedente do Rio Grande, passou hoje por aqui com destino a Jaguarão, o general Candido Rondon. Varios automoveis foram recebel-o. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 9 de abril na história

1865 - Guerra de Secessão termina com o saldo de 617 mil mortos. 
1891 - Fundação do Jornal do Brasil, por Rodolfo Dantas. 
1912 - Nasce o ator Mazzaropi.
1927 - Confirmação nos Estados Unidos da condenação à morte dos anarquistas italianos Sacco e Vanzetti.
1948 - Inicia o Plano Marshall. 

O dia 10 de abril na história

1919 - Morre o revolucionário mexicano Emiliano Zapata.
1952 - Estreia do filme “Cantando na Chuva”. 
1970 - Fim do grupo “The Beatles”.
1974 - A premiê de Israel, Golda Meir, apresenta renuncia ao cargo. 
1985 - Morre a escritora Cora Coralina. 
1998 - Morre o técnico de futebol Zezé Moreira. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895