Comissão de Turismo e Desporto pode ir ao Rio apurar denúncia de tráfico de influência da Fifa

Comissão de Turismo e Desporto pode ir ao Rio apurar denúncia de tráfico de influência da Fifa

publicidade

O presidente da Comissão de Turismo e Desporto, deputado Jonas Donizette (PSB-SP), informou que vai propor uma visita do colegiado ao Rio de Janeiro para investigar o envio de e-mails da Federação Internacional de Futebol (Fifa) pedindo a "cooperação" das sedes da Copa do Mundo de 2014 em favor de patrocinadores. Para o deputado, o ato pode ser considerado “tráfico de influência”.
Donizette propõe que a comissão se reúna com o comitê organizador da Copa no Rio. Ele apresentará requerimento na próxima reunião da comissão, que ainda não tem data marcada.
As denúncias foram publicadas pelo jornal Folha de S.Paulo no último dia 13. De acordo com a matéria, documentos mostram lobby da Fifa em favor de patrocinadores da entidade no setor de energia solar, seguros e produção de brindes. A entidade pediu "cooperação" nas licitações para as empresas parceiras. Em nota ao jornal, a Fifa admitiu que mandou comunicados sobre oportunidades de cooperação com os parceiros da Copa de 2014, mas afirmou que não obriga as cidades a contratarem as empresas.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895