Grêmio institui comissão para analisar clube empresa e sociedades anônimas

Grêmio institui comissão para analisar clube empresa e sociedades anônimas

Conselho Deliberativo autorizou comissão especial a estudar o tema

Arena do Grêmio, em Porto Alegre

publicidade

O Conselho Deliberativo do Grêmio nomeou uma comissão especial para estudar o tema clube/empresa. De acordo com o presidente do Conselho, Carlos Biedermann, não existe nenhuma possibilidade no momento de que o Tricolor adote este modelo de administração. O objetivo da comissão é analisar a profundidade do assunto e conhecer melhor as vantagens e desvantagens para entender quais são os possíveis benefícios que possam ser utilizados no futuro. Por outro lado, Biedermann não descarta que algum modelo de projeto que tenha sido implementado possa ser experimentado individualmente no clube.

Para o presidente Romildo Bolzan Jr, o estudo é uma forma de “se modernizar” quanto ao assunto no futebol, para entender como funciona. “É um estudo para um ‘estoque de projetos’ nada mais”, assegura Romildo.

O conselheiro Carlos Diehl, um dos responsáveis pelo estudo, reafirma que não há nenhuma possibilidade que sinalize o Grêmio se transformaria em “clube/empresa”. Em agosto de 2021, a Lei SAF - sociedade anônima no futebol - dos clubes empresa, foi promulgada no Brasil. 

“A lei prevê uma nova construção societária e tributária para os clubes que optarem se transformar em clube empresa. A própria legislação prevê uma série de salvaguardas para o clube, para que se mantenha diversas coisas, cores, logo, etc.”, ressalta Diehl. Ainda segundo o conselheiro, a maioria dos clubes que adotam o modelo de administração são os que enfrentam sérias dificuldades financeiras, ou que estão no início de suas histórias, o que não é o caso do Grêmio, que apenas estuda o tema para manter-se atualizado na evolução do esporte.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895