Inter: movimento reprova contas

Inter: movimento reprova contas

"Os conselheiros e conselheiras do Povo do Clube votaram por unanimidade pela reprovação das contas de 2020...

publicidade

Nota do Povo do Clube
 
"Os conselheiros e conselheiras do Povo do Clube votaram por unanimidade pela reprovação das contas de 2020, último ano de gestão do presidente Marcelo Medeiros, que apresentaram um déficit de mais de R$ 90 milhões.
É dever do Povo do Clube zelar pela transparência e fiscalização permanente, para tanto, elencamos aqui os principais pontos que nos levaram a reprovar as contas, nos colocando contra a maioria do plenário do Conselho Deliberativo e contra o parecer do Conselho Fiscal.
PLANEJAMENTO
O Povo do Clube já havia votado pela reprovação do planejamento destas contas, apresentadas em dezembro de 2019, e reapresentadas em setembro de 2020, em razão da pandemia. Já em 2019 havia previsão de déficit ao final do exercício, mesmo antes da pandemia. Defendemos o orçamento com déficit zero e/ou superavitário, pois a sangria financeira do Clube precisa ser imediatamente estancada. Somente em juros de dívidas o Internacional aproximadamente R$ 15 milhões no último ano, valor que vem se repetindo anualmente e crescendo. É precisar fazer um planejamento de pagamento destas dívidas de maneira que elas, em não sufoquem o clube. Infelizmente, não nos surpreende mais um ano deficitário. A última gestão não demonstrou interesse em reduzir as despesas e tão pouco acatar as sugestões oferecidas pelo Povo do Clube ao longo dos quatro anos. O resultado: Déficits sucessivos ao final de cada ano.
PROFUT
As contas executadas extrapolam o limite de déficit definido pelo PROFUT, programa de financiamento de dívidas com o governo federal, colocando em risco a permanência do Clube no programa, o que aumentaria consideravelmente as nossas dívidas em curto prazo. Teremos que contar com a boa vontade do órgão regulatório em razão da pandemia, para que não sejamos excluídos.
DESPESAS
Várias das rubricas ultrapassaram consideravelmente até mesmo o que foi planejado e reapresentado para as contas entre setembro e dezembro de 2020. Além disso, algumas rubricas em despesas administrativas chegaram a patamares semelhante ao realizados em 2019, ano sem pandemia. Esta prática deve ser combatida dentro do Clube. Nada adianta reduzir as despesas em determinadas rubricas e aumentar o gasto em outras. Há que haver esforço e trabalho para que todas as rubricas administrativas sejam menores ou no máximo semelhantes ao valor planejado e aos executados nos últimos anos.
FALTA DE TRANSPARÊNCIA
Houve falha na forma de apresentação das contas. No material enviado aos conselheiros não consta o valor específico gasto com categorias de base, nem a abertura das rubricas das despesas administrativas, prejudicando a análise adequada. Mesmo com pedido protocolado junto à Mesa do Conselho dias antes da realização da reunião ordinária, não nos foram enviados os dados solicitados. Demonstrando total falta de transparência.
Reiteramos a importância de um Conselho Deliberativo fiscalizador e que cobre da Gestão austeridade financeira em todos os setores do Clube.
Para isso vamos solicitar a abertura dos números de diversos itens, com a verificação de notas fiscais. Nosso papel é fiscalizar e colaborar com o controle interno das contas do Internacional, desejo de toda torcida colorada.
O POVO DO CLUBE, O MOVIMENTO DA TORCIDA COLORADA

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895