O que cada time precisa na última rodada do Gauchão

O que cada time precisa na última rodada do Gauchão

Rodada no sábado definirá oitava vaga nas quartas de final e o último rebaixado

Carlos Correa

Inter e Grêmio são os únicos dois clubes que chegam com situação definida à última rodada

publicidade

Carlos Corrêa / Interino

A última rodada do Campeonato Gaúcho, no sábado, acontece com algumas poucas definições e muitas dúvidas. De certo mesmo, só o Inter como líder, o Grêmio como vice e o Santa Cruz rebaixado. De resto, mesmo quem está classificado ainda busca por uma posição melhor - e a consequente vantagem nas fase seguintes. Isso sem falar em quem briga para não cair. Aliás, a situação é tão indefinida que há quatro equipes (São Luiz, Novo Hamburgo, Ypiranga e Avenida) que podem tanto se classificar como cair para a Série B.
Abaixo, a tabela de classificação, os jogos de sábado e o que cada time precisa no sábado.

| Foto: Reprodução


Os jogos de sábado (todos às 16h30min)

São Luiz x Santa Cruz

Ypiranga x Brasil de Pelotas

Novo Hamburgo x Caxias

Grêmio x Guarany de Bagé

Juventude x Inter

Avenida x São José

Inter
Com a vitória no Gre-Nal, tornou o jogo contra o Juventude praticamente um amistoso para si, já que tem assegurada de forma antecipada tanto a classificação como a liderança. Para não dizer que não vale nada-nada, não custa lembrar que o mando de campo da semifinal e da final leva em conta a soma total dos pontos, então seria importante manter a vantagem de cinco pontos para eventuais empates ali adiante.

Grêmio
Basicamente a mesma situação do Inter, com a diferença de que o adversário será o Guarany de Bagé e o que está assegurado é a vice-liderança.

Guarany de Bagé
A mais surpreendente das campanhas no Gauchão é a do Guarany, que entrou na competição se dando por satisfeito em se manter na Série A e agora está à frente de equipes como Juventude e Caxias. Uma vitória assegura a 3ª colocação e a certeza de jogar pelo empate em casa nas quartas de final para seguir no Gauchão. O problema é que o adversário é o Grêmio, na Arena. Pode manter a posição mesmo em caso de empate ou derrota, mas aí já passa a depender de tropeços de Juventude, São José e Brasil.

Juventude
O Juventude recebe o Inter - provavelmente com os reservas - com a obrigação de vencer para ainda sonhar em voltar à 3ª colocação. No entanto, não basta vencer. É preciso ganhar e torcer para o Guarany não vencer o Grêmio na Arena. Se o time de Bagé perder em Porto Alegre, então basta um empate do Ju no Jaconi. Em caso de derrota alviverde, o time da Serra passa a secar São José, Brasil e Caxias, do contrário, pode acabar até em 7º e enfrentar o Grêmio logo nas quartas de final.

São José
O Zequinha já está classificado, mas ainda sonha em terminar em 3º ou 4º lugar e assim jogar as quartas de final em casa. Para isso, não pode nem empatar com o Avenida. Precisa necessariamente vencer e torcer que nem Guarany e nem Juventude vençam na rodada. Se empatar ou perder, seca Brasil e Caxias, sob o risco de terminar a fase classificatória em 7º lugar.

Brasil de Pelotas
A situação do Brasil é idêntica a do São José - os times estão empatados em pontos, vitórias e saldo, com o número de gols fazendo a diferença a favor do Zequinha, 11 x 9. Assim como o time de Porto Alegre, que enfrenta o Avenida, o Brasil também terá pela frente um adversário que joga em casa sob a ameaça do rebaixamento, no caso o Ypiranga. Na melhor das hipóteses, termina a primeira fase em 3º. Na pior, em 7º.

Caxias
O meio da tabela do Gauchão está tão apertado que o Caxias, que hoje é 7º colocado, ainda tem chances de terminar a primeira fase em 3º. É difícil, mas tem. Para tanto, precisaria vencer o Novo Hamburgo no Estádio do Vale e torcer por uma improvável combinação de quatro resultados. Se almejar ficar pelo menos entre os quatro primeiros, precisa obrigatoriamente de três desses quatro resultados.

São Luiz
Daqueles que ainda não têm vaga assegurada nas quartas de final, o São Luiz é o único que depende apenas de si. E, teoricamente, tem a missão menos complicada, já que recebe em Ijuí o rebaixado Santa Cruz. Se vencer, garante o oitavo lugar e será o adversário do Inter. Se empatar ou perder, aí passa a depender de tropeços de Novo Hamburgo, Ypiranga e Avenida. Mas o empate também significa o risco de rebaixamento, caso os três times abaixo da tabela vençam.

Novo Hamburgo
Ao ser goleado pelo São José, na segunda-feira, o Novo Hamburgo viu sua situação se complicar no Gauchão, já que não depende das próprias forças. Precisa vencer e torcer para o São Luiz não ganhar do Santa Cruz em Ijuí. Se empatar, torce por derrota do São Luiz e para que nem Ypiranga ou Avenida vençam seus compromissos. O Noia, contudo, está com um olho para cima e outro para baixo. Mesmo que não se classifique, a vitória é essencial para escapar do rebaixamento, já que mesmo o empate, combinado com vitórias de Ypiranga e Avenida, pode selar a queda para a Segundona.

Ypiranga
A grande decepção do Gauchão até aqui. Semifinalista do ano passado, o time de Erechim chega à última rodada ainda com risco de rebaixamento. Só não é pior porque depende das próprias forças, no caso uma vitória em casa contra o Brasil. Em caso de empate ou derrota, passa a depender de um resultado negativo do Avenida contra o São José. Curiosamente, o Ypiranga ainda tem chances de classificação, desde que vença o Brasil e nem São Luiz, nem Novo Hamburgo ganhem no sábado.

Avenida
Nenhum situação na última rodada é tão delicada quanto a do Avenida. O time de Santa Cruz precisa fazer a sua parte em casa e secar os demais para não ser rebaixado. Caso vença o São José, torce para pelo menos um empate nos jogos de São Luiz, Novo Hamburgo e Ypiranga. Ainda pode se escapar apenas com um empate, desde que o Ypiranga perca em casa. E, ainda mais improvável, pode se classificar às quartas, mas aí precisa vencer contra os mesmos São Luiz, Novo Hamburgo e Ypiranga.

Santa Cruz.
Já caiu. Foi de base.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895