Quem é craque? Quem é mito?

Quem é craque? Quem é mito?

"Um bom exemplo de craque é o Neymar"

Hiltor Mombach

publicidade

Por Anderson Kegler

“Desde que o futebol é futebol, se discute quem são os grandes jogadores. Quem são os jogadores de referência ou mesmo quem foi melhor do que quem. A palavra craque, vulgarizada nos últimos tempos, é usada para designar qualquer jogador de meia pataca que farda as cores dos clubes de futebol. Então, craque não serve mais para especificar de quem queremos falar. Craque era para significar o jogador que possui habilidades técnicas muito superiores a do seus pares. Um bom exemplo de craque é o Neymar.
Com essa premissa, discutiu-se, não faz muito, em uma famosa mesa de bar – não são todas famosas? – a diferença entre o craque e o mito. 

Mito seria então, indo além da definição comum disponível nos dicionários, o jogador símbolo de um clube ou, ao menos, símbolo de uma era do clube ou seleção. É, para nossa tese, o jogador que realmente foi o diferencial. Mas precisa ficar claro que o mito não precisa, necessariamente, ser um craque.

Todos temos nossas preferências, sejam elas a respeito de seleção, clube ou de estilo de jogo. Mas algumas verdades são, ao menos no futebol, absolutas. Pelé, por exemplo, é muito mais do que um craque, muito além de um jogador diferenciado. Pelé é uma lenda, um mito do futebol! Pelé, ouso dizer, é o próprio futebol!

Podemos dizer que existem jogadores que simbolizam mais ou menos isso dentro da sua realidade clubística. Podemos nomear alguns jogadores que aqui nos Pampas cumprem a função de mito. 

Na dupla Gre-Nal fico com dois exemplos que me parecem incontestáveis e assim evito debates desnecessários. Pelo Grêmio Hugo De Leon e, pelo Internacional, Paulo Roberto Falcão. 

Creio que esses são dois jogadores que simbolizam muito bem suas eras e as conquistas dos respectivos clubes. Cada um a seu tempo e com suas qualidades liderou e representou o que havia de mais forte e significativo no futebol de seus times. Entram, então, na categoria de mito. Mas, e os outros jogadores que eram craques e conquistaram títulos, podem ser nomeados mitos?
Cada um faz a sua lista e diferencia o craque do mito e veremos quantos podem vestir essa camiseta, a do mito. Salvo engano, sendo criteriosos, não montamos um time com 11 no Rio Grande do Sul.”

DICIONÁRIO

O dicionário define craque como “aquele que se distingue em alguma atividade, principalmente nas atividades esportivas ou “jogador excelente que se distingue dos demais por sua habilidade e talento.”

Mito é “uma representação fantasiosa, espontaneamente delineada pelo mecanismo mental do homem, a fim de dar uma interpretação e uma explicação aos fenômenos da natureza e da vida. Já ídolo é definido como “celebridade por quem se tem grande admiração ou a quem se ama apaixonadamente”.

Quem o amigo leitor considera craque? Ou mito? O e-mail hmombach@corrreiodopovo.com.br está aberto para opiniões que serão publicadas no blogue.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895