"Há escolas que são asas"

"Há escolas que são asas"

publicidade

Estou em casa. Faz calor. Gosto disso. É fim de ano. Há muito trabalho. Acabo de ler um livro diferente, incrível, colorido, lindo, surpreendente.

De certa forma, um soco no estômago: "Há escolas que são asas".

Conta a história da Escola Especial Elyseu Paglioli, que completou 25 anos em 2o13. Por que esse livro deixa tonto? Porque falas das resistências enfrentadas para se implantar uma escola especial em Porto Alegre.

Dizia assim na imprensa em 6 de novembro de 1987: "Não está sendo fácil para a Secretária Municipal da Educação e Cultura, Neuza Canabarro, conseguir implantar um Centro Integrado de Educação no Bairro Cristal"

Por quê? "Tudo indica que a recusa prende-se ao fato do centro abrigar excepcionais". O Bairro Ipiranga, na Zona Norte, rejeitou a iniciativa.

Ainda na imprensa em novembro de 1987: "Cristal é um bairro de Porto Alegre. A Associação de Moradores diante da "ameaça" de construção de um centro de recuperação para excepcionais se mobiliza alegando que vai desvalorizar a área". Santo Deus! Como assim centro de recuperação?

Parecia que estavam falando de criminosos e de prisões.

A determinação venceu o preconceito. Lê-se esta bela passagem: "A Escola Elyseu Paglioli nasceu como um buraco que atropela o caminhante e faz balançar o corpo em direção ao chão, que talvez o faça fraturar o pé, o deixe sem poder andar por alguns meses, e depois lhe tire a estabilidade do saber caminhar. Instaurou um lugar vazio onde só havia a certeza do homem mutilado que quer obturar o seu órgão perdido e por isso não pode ver qualquer altura, qualquer camada, qualquer utopia".

A utopia encontrou o seu lugar.

Um lugar aberto para a criatividade: "Elyseu tem a arte como metodologia". E a alegria como filosofia: "A escola é colorida, mas não cor de rosa. Existem conflitos. Não tem nada pronto e acabado pra que se possa dizer que todo mundo vai andar de mãos com a felicidade. O lugar e as pessoas vivem um processo. É uma luta constante. As pessoas mordem a vida".

Emocionante.

"Há Escolas que são asas" será lançado nesta segunda-feira, 16 de dezembro de 2013, a partir das 19 horas, no Centro Municipal da Cultura.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895