Lipovetsky e outros craques em Porto Alegre

Lipovetsky e outros craques em Porto Alegre

publicidade

Pensar, em tempos de crise, é a grande saída. Se não desespera, cura.

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUCRS organiza o seu XIII Seminário Internacional da Comunicação, de 17 a 19 de novemro. Por ele já passaram Edgar Morin, Jean Baudrillard, Michel Maffesoli, Pierre Lévy, Dominique Wolton, Régis Debray, Eric McLuhan, Néstor García Canclini e mais uma centena de nomes de todos os tamanhos, nacionalidades, teorias e repercussões. O tema deste ano será “Janelas para o mundo: telas do imaginário”. Os convidados são: Gilles Lipovetsky, Paul Levinson (Universidade Fordham, EUA), Moisés Martins (Universidade de Minho, Portugal), Liz Evans (Universidade de Nottingham, Inglaterra), Phlippe Joron, Patrick Tacussel, Hélène Houdayer e Denis Fleurdorge (todos da Universidade de Montpellier III, França), Fábio Fernandes (PUC-SP) e Henri Gervaiseau (USP).

Uma questão norteia o encontro: para onde as tecnologias estão nos levando? Dela derivam outras: que imaginários estão em construção? Que janelas se abrem para o mundo quando tantas telas nos aproximam e separam? Estamos mais próximos ou mais separados? Estamos num mundo mais “pesado” ou mais “leve”, de valores mais flexíveis ou mais rígidos, de liberação total ou de novas proibições, de fim do papel ou de novos papéis para a imprensa, de tolerância ou de novas intolerâncias? Tudo isso estará em discussão. De quebra, Gilles Lipovetsky será feito Doutor Honoris Causa da PUCRS. É uma cerimônia deliciosa. Todo mundo de toga. Sem auxílio-moradia. Lipovetsky é um dos melhores palestrantes que conheço. Fala do que toca o cotidiano: crise de valores, moral, ética, moda, luxo, mídia, gosto e das muitas contradições da nossa época.

O seu livro mais recente, "Da leveza", examina, a partir da obsessão pelo leve, ligeiro, pequeno, micro, nano, o mundo atual nos mais diversos campos, da arte à religião. A leveza pesa sobre nós como uma montanha à espera de um sopro vital.

O Seminário tem lugares restritos, mas é aberto ao público externo à universidade. As inscrições estão abertas (http://www.projetos.eusoufamecos.net/sic2015/inscricoes). Melhor garantir logo um lugar. Lipovetsky é do tipo que arrasta multidões. Uma vez, no Rio de Janeiro, pensei que terei de chamar os bombeiros para conseguir levá-lo de volta ao hotel. Falo dele por ser uma celebridade dessas que vendem muito livro. Mas sei que os outros também têm muita bala na agulha. Mexam-se. Depois não digam que não avisei. Estudantes e professores de pós-graduação de qualquer lugar podem se inscrever para apresentar trabalhos nos GTs. O Seicom é tão bom que chega a dar inveja em alguns. Assim é que deve ser. Programas de pós-graduação são realmente bons quando publicam ótimas revistas, orientam excelentes dissertações e teses, contam com bons professores e possibilitam encontros e trocas de ideias em grandes seminários.

Não se inventa a roda.

Só o Corinthians tem direito de contar com apito amigo.

Vamos pensar juntos. Não dói. Dá prazer.

Sem contar que alguém até poderá nos ver de toga e fazermos uma bela selfie.

 

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895