No tempo do país dividido

No tempo do país dividido

publicidade

Crônica eleitoral

 

      Damião queria votar. Ele saiu de casa na manhã de 13 de outubro de 1840, no Rio de Janeiro, disposto a realizar o seu sonho. Tinha 23 anos de idade. Era alto, forte e um tanto estranho. O clima era de tensão. Dizia-se que a divisão atingira um grau nunca antes existente. D. Pedro II fora entronizado. Um rei menino. Os poderosos batiam cabeça. O ministério era liberal; o parlamento, conservador. Damião acompanhava tudo isso. Gostava de política, o que o tornava esquisito.

O pleito fora marcado para que o Partido Liberal vencesse. Medidas foram tomadas para alcançar o bom resultado. Para evitar desencontros e dissonâncias, o governo indicou novos presidentes de províncias, novos chefes de polícia, novos juízes de direito e novos oficiais de comando para a Guarda Nacional. Novos eleitores também. Esse novo tipo de manobra possuía o incrível poder de fazer com que os objetivos fossem atingidos. O voto não era para qualquer um. Mesmo assim, surpresas nunca avisam que acontecerão. É da natureza delas.

Cabos eleitorais encarregaram-se de comparecer aos locais de votação para dar um empurrãozinho nos indecisos ou nos recalcitrantes. Havia quem não entendesse as recomendações ponderadas emitidas. O jeito era ser mais contundente. O método era simples e eficaz: “Para os amigos pão, para os inimigos pau”. Esse pleito seria batizado de “eleição do cacete”. Cada voto foi obtido com o máximo de empenho. Poucas vezes, embora não houvesse novidade, eleitores apanharam tanto.

Quem pode, escapou. Damião foi ao encontro do perigo. Entrou no local de votação. Enfrentou olhares pesados. Manteve-se impassível:

– O que quer aqui?

– Votar.

– Não se enxerga?

Ele teria sorrido. Sabe-se que sorrisos não costumam ser registrados pela história. Mas, vá lá, teria sorrido. E insistido:

– Quero votar.

– Enlouqueceu?

– Sou homem.

Houve perplexidade. Cacetes surgiram. Risadas ecoaram. O que estava acontecendo? A situação era deveras inusitada. Damião repetiu:

– Sou homem.

– Tem certeza?

– Não vê?

– Não.

– Sou homem.

– Até pode ser. Mas não é cidadão.

– Como posso ser homem e não ser cidadão?

– Nem homem nem cidadão. É só um negro escravo – gritou um.

Os liberais venceram. Não ficaram no poder por muito tempo. Em 1841, houve dissolução do parlamento. Os conservadores ganhariam. Vez ou outra, um escravo ou ex-escravo, preso na vertigem da ideologia do senhor, louvava o seu dono, que gritava aos quatro ventos que os interesses de escravos e escravistas eram os mesmos, sendo uma ideologia deletéria, fantasiosa e injusta dividir o império em nós e eles. Visão técnica era o nome que os escravistas davam a ideologia que praticavam. Era assim. Naquele tempo.  Depois, tudo se transformou.

 

 

 

 

     

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895