O melhor livro sobre o mensalão do PT

O melhor livro sobre o mensalão do PT

publicidade

O professor e jornalista Álvaro Nunes Larangeira, doutor em Comunicação pela PUCRS, tem o hábito do detalhe, da minúcia, do exame em profundidade dos seus objetos.

Em "Da virtude da fala ao silêncio da palavra: estratégias comunicacionais do PT no caso do mensalão", publicado pela editora da Universidade Tuiuti do Paraná, onde ele leciona no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, é uma radiografia do mais espetacularizado caso de corrupção depois do escândalo que derrubou Fernando Collor.

O livro apresenta uma amostragem contudente do veneno que se voltou contra o PT. São trechos de 25 textos escritos por petistas, na sua fase oposicionista e ascendente, contra tudo e todos, espancando quem estivesse na situação com golpes mortais.

É a famosa arrogância petista, a etapa da vestal ética, do partido dono da  verdade, do pregador de sermões, do fiscal da moral e dos costumes, enfim, do PT incontestável.

 

 

Num desses textos, Sérgio Amadeu da Silveira, assessor do PT na Assembleia Legislativa de São Paulo, ataca com a tradicional verve estrelada: "Comecei a escrever este artigo dia após o presidente Sarney presentear o deputado Matheus Iensen com uma TV novinha, fruto da sua fidelidade canina ao mandato presidencial de cinco anos".

Uau!

Viriam os saques petistas no Banco Rural, a caneta Mont Blanc de João Paulo e tantos presentes por fidelidade canina ao poder, ao projeto, à causa. O PT iria à lona por ter feito crer que era diferente, tendo, depois, para safar-se, de dizer que era como todo mundo, como os demais, um simples praticante do caixa dois e das alianças desconjuntadas e ideologicamente absurdas.

Noutro texto da fase purista e mitológica, o deputado João Paulo Cunha, esse mesmo cuja condenação por lavagem de dinheiro já foi pedida pelo ministro Joaquim Barbosa, pavoneia-se feito um ganso novo cheia de onda e de bossa: "Principalmente o PT, cuja imagem de incorruptível é reconhecida até pelos inimigos, tem investido fundo nas denúncias de malversação dos recursos públicos e tem fustigado a impunidade habitual dos criminosos de colarinho branco".

João Paulo, seguindo esse seu raciocínio, deve concordar agora com a sua condenação.

Sem ranço ideológico nem antipetismo, Larangeira disseca as estratégias comunicacionais petistas na casca, a revista Teoria e Debate. O resultado é um catálogo de contradições, um atoleiro de silêncios comprometedores cada vez maiores.

Não direi tudo.

Não teria como.

Nem saberia.

É só ler o livro.

Atenção aos lacerdinhas: Larangeira não faz parte da turma reacionária e doentiamente ideológica formada por Reinaldo Azevedo e seus camaradas. É só um intelectualmente analisando implacavelmente o discurso de um partido.

 

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895