Boca e River, um confronto raro em finais

Boca e River, um confronto raro em finais

publicidade

Boca e River se enfrentaram em apenas duas finais na história - River Plate / Divulgação:


 

Boca Juniors e River Plate vão fazer a final dos sonhos do torcedor argentino na Libertadores da América de 2018. Uma decisão de campeonato entre os rivais é algo pouco comum em mais de 110 anos de rivalidade. Esta será apenas a terceira vez que os dois maiores clubes da Argentina vão disputar uma decisão de campeonato.

 

A primeira vez que o “Superclássico” foi disputado em uma final ocorreu em 1976. Naquela temporada, o Campeonato Nacional teve a primeira fase dividida em quatro grupos. Boca e River foram vencedores das suas chaves e avançaram até a grande decisão. A final foi em jogo único e teve vitória xeneize por 1 a 0 no até hoje conhecido como “Gol Fantasma” de Rubén Suñe.

 

A final de 1976 ocorreu no Cilindro, o estádio do Racing. O único gol da partida aconteceu em uma cobrança de falta. Enquanto o goleiro do River “El Pato” Fillol arrumava a barreira, o meio-campista xeneize Rubén Suñe fez a cobrança e marcou o gol. A batida rápida surpreendeu até a transmissão de televisão da partida, que perdeu o lance. As imagens do histórico gol de Suñe existem apenas em fotos.

 

Boca e River voltaram a decidir um campeonato em 2018. Em março, os dois se enfrentaram na Supercopa Argentina, competição que reuniu o campeão da Superliga Argentina (Boca) e o da Copa Argentina (River). Dessa vez, os Millonarios conseguiram dar o troco no jogo disputado em Mendoza. Com gols de Pity Martínez e Nacho Scocco, o River venceu por 2 a 0 e garantiu a oitava taça sob o comando de Marcelo Gallardo.

 

Libertadores

Antes da final deste ano, o confronto mais importante entre Boca e River em Libertadores ocorreu em 2004. Naquela ocasião, eles se enfrentaram pela semifinal e a decisão foi para os pênaltis. O Boca venceu na Bombonera por 1 a 0 e o River levou a melhor por 2 a 1 no Monumental de Núñez (o critério do gol fora de casa como desempate passou a ser usado na Libertadores a partir de 2005). Nas penalidades brilhou a estrela de "Pato" Abbondanzieri, que defendeu a cobrança de Maxi López e foi decisivo para o triunfo xeneize por 5 a 4.

 

O River conseguiu dar o troco em 2015, na última vez que os dois maiores clubes argentinos se enfrentaram pela Libertadores. Naquela ocasião, a disputa foi pelas oitavas de final e teve o Boca chegando como melhor equipe da primeira fase enquanto o River era o pior entre os classificados. No primeiro jogo, Carlos Sánchez fez o gol da vitória millonaria por 1 a 0. Na volta, na Bombonera, a partida foi interrompida no intervalo em razão do episódio com o gás de pimenta. A Conmebol acabou decretando no tribunal uma vitória de 3 a 0 para o River.

 

Os números do confronto entre Boca e River em jogos oficiais:

Partidas: 257

Vitórias do Boca: 88

Vitória do River: 81

Empates: 78

 

Confrontos em Libertadores

Partidas: 24

Vitórias do Boca: 10

Vitórias do River: 7

Empates: 7

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895