Superliga Argentina: rodada tem vitória sem brilho do Boca, San Lorenzo na briga e polêmicas com arbitragem

Superliga Argentina: rodada tem vitória sem brilho do Boca, San Lorenzo na briga e polêmicas com arbitragem

publicidade

Tevez marcou o gol da vitória do Boca aproveitando cruzamento de Pavón - Foto: Boca Juniors / Divulgação / CP


 

A 16ª rodada da Superliga Argentina, encerrada com três jogos nessa segunda-feira, teve seu grande destaque nas partidas do final de semana. No domingo, o Boca Juniors conquistou mais uma vitória e segue com boa vantagem na liderança. Seu principal perseguidor, o San Lorenzo, também venceu. O River Plate, que faz campanha ruim no torneio, empatou com o Godoy Cruz em um jogo cheio de polêmicas com a arbitragem no Monumental de Núñez.

 

Começamos a análise da rodada com a briga pelo título. O Boca, de Guillhermo Schelotto, conseguiu sua 13ª vitória em 16 jogos e segue com uma campanha impecável nos números. Se o aproveitamento xeneize no torneio é espetacular, o mesmo não pode se dizer das atuações. Mesmo diante de um Banfield com time reserva – poupando titulares por conta do jogo de volta contra o Nacional pela Libertadores -, o Boca teve dificuldade para se impor. A vitória no estádio Florencio Sola foi pelo placar mínimo com gol de Tevez.

 

O Boca segue com problemas para controlar o jogo no meio-campo e ao mesmo tempo ser agressivo, algo que começou com a perda de Fernando Gago – que passou por cirurgia no joelho ainda no ano passado - e se agravou com a recente lesão de Pablo Pérez. Wilmar Barrios e Nández entregam vitalidade e movimentação, mas não conseguem compensar o toque de bola refinado dos dois meio-campistas ausentes. Para o jogo contra o Banfield, Schelotto apostou no estreante Reynoso para tentar ganhar qualidade no seu meio-campo, mas ainda não teve a resposta esperada. Reynoso, meia que mostrou grande qualidade no Talleres, sentiu a falta de entrosamento e fez uma estreia discreta.

 

Coube a Cardona a tarefa de tentar armar o time. O colombiano foi ao lado de Pavón e Tevez um dos destaques do Boca no jogo realizado na noite de domingo. A dupla de atacantes foi a responsável pelo gol da vitória. Logo aos três minutos, Pavón recebeu passe de Jara e cruzou na medida para Carlitos, que apareceu como centroavante para, de cabeça, marcar seu segundo gol no campeonato. O Boca teve o domínio da partida por cerca de 30 minutos, mas depois baixou rendimento e permitiu ao time reserva do Banfield chances para o empate.

 

Confira os melhores momentos da partida:

 

 

 

Os empates de Independiente – que poupou titulares por conta da Recopa – Talleres e Godoy Cruz, consolidaram o San Lorenzo como principal perseguidor ao líder Boca. O Ciclón venceu o Newells em casa com um gol de Rubén Botta e está a nove pontos dos xeneizes, assim como o Talleres. O San Lorenzo, porém, tem um jogo a menos por conta do clássico adiado com o Rojo em função da Recopa.

 

Sendo o único dos considerados clubes grandes argentinos fora da Libertadores, o San Lorenzo pode priorizar a Superliga. Esse fato deve ser pesar na disputa do título. Líder com vantagem, o Boca terá de dividir o torneio com a disputa da Libertadores, que vai levar o técnico Schelotto certamente e poupar jogadores em algumas partidas do campeonato local.

 

 

O San Lorenzo, do técnico Claudio Biaggio , mostrou mais uma vez uma atuação segura defensivamente. O experiente Fabrizio Coloccini, afastado nos tempos de Diego Aguirre, foi titular mais uma vez e fez boa partida. A vitória foi conquistada graças a mais um gol de Rubén Botta, que já havia marcado no empate com o Boca há duas semanas. A notícia ruim para o Ciclón foi que Botta se lesionou na partida e não enfrentará o Gimnasia de La Plata na próxima rodada.

 

Confira lances da partida entre San Lorenzo e Newell’s:


 

Arbitragem erra contra o River e aumenta polêmica

 

Mais que as vitórias de Boca e San Lorenzo, o empate do River Plate com o Godoy Cruz por 2 a 2 no domingo foi o jogo que gerou maior repercussão na rodada. E isso não ocorreu pelo primeiro gol de Pratto pelos Millonarios nem mesmo pela boa atuação de Rodrigo Mora após meses enfrentando uma série de lesões. O motivo foi a polêmica arbitragem de Jorge Baliño e, principalmente, de seu auxiliar Alejandro Mazza. O River se queixou de uma série de lances. O principal deles foi o segundo gol do Godoy Cruz, onde Santiago Garcia estava claramente em impedimento, que não foi visto por Mazza.

 

Mesmo com o River longe da briga pelo título –21 pontos atrás do Boca -, dirigentes do clube e o técnico Marcelo Gallardo creditam os erros a uma suposta tentativa de ajudar os xeneizes. Se soma nas reclamações o San Lorenzo, que se sentiu prejudicado no confronto direto com o Boca que terminou em a 1 a 1 e o time teve dois jogadores expulsos. Nesta partida, o Ciclón reclama ainda que o gol xeneize, anotado por Tevez, tenha sido ilegal.

 

 

Mas os erros, segundo River e San Lorenzo, não são por acaso. Os dois clubes reclamam de um suposto poder que o Boca tem na AFA no momento. A entidade é presidida por Claudio Tapia, identificado como torcedor xeneize. Além disso, o presidente do Boca, Daniel Angelici, é atualmente o primeiro vice-presidente da AFA.

 

As reclamações não param na AFA e atingem até mesmo a Casa Rosada. O fato de o presidente da Argentina Mauricio Macri ter dirigido o Boca também gera polêmicas. De acordo com cartolas dos clubes rivais, Macri teria influências nas arbitragens. As polêmicas em torno disso chegaram às arquibancadas. No Monumental de Núñez e no Nuevo Gasómetro torcedores entoaram cantos contra o presidente do país por conta disso. Um encontro do técnico do Boca Guillermo Schelotto com Macri na Casa Rosada nessa segunda-feira aumentou ainda mais as queixas. A situação já preocupa os apoiadores políticos de Macri, que temem que a popularidade  do presidente seja afetada pelas questões futebolísticas.

AFA

A medida tomada pelo diretor de arbitragens da AFA, Horacio Elizondo, para diminuir as reclamações foi acabar com o sorteio dos árbitros, a exemplo do que acontece no Brasil. A partir da 17ª rodada, os árbitros serão escolhidos para cada jogo pela equipe de Horacio Elizondo baseado nos rendimentos nas últimas partidas.

 

Confira os lances de River 2 x 2 Godoy Cruz


 

Como está a classificação da Superliga Argentina após a 16ª rodada:



Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895