Cidades rebeldes na pauta em São Paulo

Cidades rebeldes na pauta em São Paulo

publicidade




O Seminário é composto por duas etapas. A primeira conta com nomes do urbanismo e da economia crítica brasileira, como Marcio Pochmann e Ermínia Maricato, e terá um curso de introdução à obra do geógrafo britânico David Harvey, professor emérito da City University of New York (CUNY), especialista em geografia urbana, autor do livro "Paris: capital da modernidade" e um dos autores da coletânea "Cidades rebeldes: Passe livre e as manifestações que tomaram as ruas do Brasil", ambas editadas pela Boitempo. Harvey estará presente na segunda etapa do evento, o seminário propriamente dito. A lista de convidados internacionais conta com Stephen Graham, professor de Cidades e Sociedades na Escola de Arquitetura da Universidade de Newcastle, na Inglaterra, e autor do livro "Cities Under Siege" e  um dos autores da coletânea "Bala perdida: a violência policial no Brasil e os desafios para sua superação"; Domenico Losurdo, professor de História da Filosofia na Universidade de Urbino, na Itália, autor de "A luta de classes: uma história política e filosófica"; e Moishe Postone, canadense, professor de História na Universidade de Chicago e autor de "Tempo, trabalho e dominação social: uma reinterpretação da teoria crítica de Marx".
A presença brasileira no seminário será do filósofo Vladimir Safatle; o jornalista e cientista político André Singer; os arquitetos e urbanistas Raquel Rolnik e Guilherme Wisnik; o membro da coordenação nacional do MTST, Guilherme Boulos; os psicanalistas Christian Dunker e Maria Rita Kehl; o jornalista Juca Kfouri; e o deputado federal Jean Wyllis. O evento prevê o lançamento de sete obras da Boitempo: "A cidade das letras", de Ángel Rama; "A luta de classes: uma história política e filosófica", de Domenico Losurdo; "De que lado você está? Reflexões sobre a conjuntura política e urbana no Brasil", de Guilherme Boulos; "Paris: capital da modernidade", de David Harvey; a coletânea "Bala perdida: a violência policial no Brasil e os desafios para sua superação", e a 24° edição da Revista Margem Esquerda, com o dossiê temático “Cidades em conflito; Conflitos nas cidades”.
“Entendemos que é o momento de reunir pessoas com as mais diversas abordagens em relação aos problemas das cidades para discutir novas formas, soluções e modelos de organização do espaço público, enfrentando os desafios do presente. Ao ocupar um espaço acessível e popular como o Sesc, buscamos uma perspectiva democrática para o debate, propondo que convidados e público saiam de suas respectivas zonas de conforto intelectual para estabelecer diálogos e pensamentos em conjunto”, afirma Ivana Jinkings, fundadora da Boitempo Editorial. Inscrições e informações no site do evento www.cidadesrebeldes.com.br

 

PROGRAMAÇÃO

Etapa 1 - Curso de Introdução à obra de David HarveyA primeira etapa consiste em quatro aulas de iniciação à vasta obra do geógrafo britânico David Harvey, abordando elementos de geografia, urbanismo, economia e filosofia em sua produção:

09/06 – 13h às 15h – Aula 1 – A cidade moderna. Com Raquel Rolnik

10/06 – 11h às 13h – Aula 2 – Para entender as crises do capitalismo. Com Marcio Pochmann

11/06 – 11h às 13h – Aula 3 – A cidade global e os limites do capital. Com Mariana Fix

12/06 – 11h às 13h – Aula 4 – O direito à cidade e as cidades rebeldes. Com Ermínia Maricato

 

Etapa 2 – Seminário internacional Cidades rebeldes

9 de junho, terça-feira

16h30 – Abertura  / 17h – Das Diretas Já às Jornadas de Junho: desafios para uma esquerda democrática - Com Luís Inácio Lula da Silva.

20h – Trabalho, mobilidade, flexibilização: a dominação social hoje. Com Moishe Postone, entrevistado por Jorge Grespan e Ricardo Antunes. Eleonora de Lucena (mediação, a confirmar).

10 de junho, quarta-feira.

14h – Revoltas e conciliação na história do Brasil - Com Vladimir Safatle, José Luiz Del Roio e Tales Ab’Saber. Mario Sergio Conti (mediação).

17h – Cidade pra quem? Ganhar e perder a vida na periferia da periferia do capital. Com Vera Telles e Ferréz. Sérgio Amadeu (mediação).

20h – Lutas de classe: sindicalismo, partidos e movimentos sociais. Com Domenico Losurdo, entrevistado por André Singer e Ruy Braga. Breno Altman (mediação).

11 de junho, quinta-feira.

14h – Nacionalismo, identidade nacional e segregacionismo. Com Guilherme Boulos, Gilberto Maringoni e Christian Dunker. Matheus Pichonelli (mediação).

17h – Megaeventos esportivos e megaprojetos em cidades à venda. Com Luis Fernandes, Carlos Vainer e Juca Kfouri. Renato Rovai (mediação).

20h – Polis, polícia: violência policial & urbanização. Com Stephen Graham, entrevistado por Sergio Adorno (a confirmar) e Raquel Rolnik. Leonardo Cazes (mediação).

12 de junho, sexta-feira.

14h – Que cidade queremos? Apontamentos para o futuro da cidade. Com Maria Rita Kehl, Ermínia Maricato, Jean Wyllys, Paulo Lins e Nabil Bonduki. Leonardo Sakamoto (mediação).

17h - Bem-vindos ao deserto do capital: crise hídrica, meio ambiente e capitalismo. Com Virgínia Fontes, Alexandre Delijaicov e Camila Moreno. Bruno Torturra (mediação).

20h – Da Primavera dos Povos às cidades rebeldes: para pensar a cidade moderna. Com David Harvey, debatendo com Fernando Haddad e Guilherme Wisnik.  Flávio Aguiar (mediação).

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895