México é a estrela em Londres

México é a estrela em Londres

Por

publicidade



A London Book Fair, a feira do livro de Londres, irá falar espanhol com aquele acento bem mexicano. No evento literário que inicia nesta terça, 14 de abril, e se estende até quinta, 16, no Olympia, na capital britânica, o o British Council e Conselho Nacional de Cultura e Artes do México (Conaculta) realizam o Programa Cultural Foco de Mercado com o México, que traz o melhor da escrita mexicana contemporânea, publicada no Reino Unido, que é um dos pontos altos do Ano do México no Reino Unido e do Reino Unido no México, o intercâmbio cultural, educacional e de negócios entre os dois países, iniciado em setembro de 2014. Da escrita experimental ao jornalismo, o programa dará uma visão geral e esclarecedora da significação da literatura mexicana para o mundo atualmente. Entre os temas, estarão o machismo, poesia, tradução e reinvenção de tradições literárias e o centenário de Octavio Paz.

 

A atração principal do programa cultural será a jornalista e escritora Elena Poniatowska, vencedor do Prêmio Cervantes 2013 (concedido em abril de 2014), e também o crítico e ensaísta Enrique Krauze que colaborou com Octavio Paz na revista Vuelta. Outros autores que marcam presença na LBF são Lydia Cacho, descrita pela Anistia Internacional como "a mais famosa jornalista investigativa do México e defensora dos direitos das mulheres"; o jornalista, poeta, ensaísta e escritor de literatura infantil Francisco Hinojosa, o primeiro embaixador Latino-Americano para a Criança e Juventude.

 

A jovem escritora e ensaísta Valeria Luiselli, 31 anos, será a Autora do Dia na quarta, 15, às 11h30min (7h30min horário de Brasília). O romance mais recente de Valeria, The Story of My Teeth, está sendo publicado pela Granta neste mês. A autora natural da Cidade do México participa de seminários, debates e sessões de autógrafos em toda a feira, além de eventos públicos. Os autores mexicanos serão acompanhados nas mesas e debates por escritores britânicos, jornalistas, tradutores e críticos literários, como Gaby Wood, S.J. Fowler, Bidisha, Owen Sheers e Michael Schmidt.

 

Os escritores mexicanos irão visitar o Reino Unido durante todo o verão, participando de festivais literários como o Edinburgh International Book Festival, na cidade escocesa (15 a 31 de agosto) e o Belfast Book Festival (8 a 14 de junho), na Irlanda. O Hay Festival, de 21 a 31 de maio, no País de Gales,  terá a presença dos mexicanos Laia Jufresa, Brenda Lozano e Daniel Saldana, três dos autores que participam da antologia "México20", criado em parceria do British Council, Conaculta e Hay Festival, com 20 dos jovens autores mais destacados e promissores do México, em parceria com 20 tradutores do Reino Unido, que será lançado pela Pushkin Press durante a London ?Book Fair..

 

A Cidade do México será a convidade de honra da 41ª Feria Internacional del Libro de Buenos Aires, que será realizada na capital argentina de 23 de abril a 12 de maio. Serão cerca de 50 autores e outras personalidades literárias mexicanas convidadas. Entre os autores, destacam-se  Margo Glantz, Paco Ignacio Taibo II, Fabio Morábito, Álvaro Enrigue, Carmen Boullosa, Guadalupe Nettel (que esteve na 59ª Feira do Livro de Porto Alegre, em 2013, lançando o seu livro O Corpo em Nasci, editado pela Rocco), Ana García Begua, Daniel Saldaña e o argentino residente no México, Néstor García Canclini. A feira bonairense terá grande presença de espanhóis, como Rosa Montero, Arturo Pérez-Reverte, Javier Cercas e Alberto Olmos, além do irlandês John Banville.

Mais informações pelo www.londonbookfair.co.uk e pelo www.el-libro.org.ar.

Luiz Gonzaga Lopes / Correio do Povo