Para viajar muito bem guiado

Para viajar muito bem guiado

publicidade

Por Luiz Gonzaga Lopes


A presença do turista brasileiro no exterior é cada vez mais crescente. Números da Organização Mundial do Turismo davam conta de que o crescimento em 2013 era algo em torno de 15% em relação a 2012, com gastos que chegaram a R$ 25,7 bilhões, 10% a mais do que no ano anterior, num levantamento feito pelas operadoras de cartão de crédito e débito. É impossível estar no Parc Güell em Barcelona; na Torre Eiffel em Paris ou na Madison Square Garden em Nova York; sem ouvir a língua portuguesa com o acento brasileiro. Por todo este clima favorável, as editoras nacionais multiplicam cada vez mais os lançamentos de guias para que o turista brasileiro chegue aos seus destinos com o roteiro bem mais delineado e com dicas essenciais de locais turísticos ou mais escondidos, trocas de moeda, transporte, gastronomia, noite, música, arte, entre outras.



Uma destas novidades editoriais é  O Melhor Guia de Nova York, do jornalista Pedro Andrade (Editora Rocco), que participa de alguns programas sobre a Big Apple para TVs brasileiras e norte-americanas, entre eles o Manhattan Connection (Globonews). O Guia não se prende tanto aos detalhes práticos como os guias da Folha, Lonely Planet, Time Out, National Geographic, como preços, deslocamento e horário de abertura. Por outro lado, os dez anos de experiência do jornalista na capital étnica e de entretenimento do mundo permitem com que Pedro desvende locais um pouco mais raros ao turista comum. O autor dividiu o livro em 22 temas, que passam por Mundo, Clássico, Jazz, Brooklyn, Brunch, Noite, Bar, Mesa, Romance, Barato, Solitários, Trânsito, Estações e Endereços.  A conversa com o leitor é informal, quase mesa de bar ou restaurante. As dicas mais diretas são como o que deve esperar, quanto deve gastar, com qual celebridade vai esbarrar e até qual o traje apropriado para cada local, qual a melhor hora para chegar, onde conseguir reservas exclusivas, o que há de melhor para ser degustado em cada restaurante. Entre as dicas preciosas no segmento Arte estão o Cloisters, museu de arte e arquitetura medieval; a Neue Gallery, de arte alemã e austríaca; e o El Museo Del Barrio, pelo qual já passaram artistas brasileiros como Vik Muniz e Priscila de Carvalho.

 

Se este texto começou com Nova York, seria imperativo falar de outro destino quase obrigatório para qualquer turista, inclusive o brasileiro. Paris é a cidade que conserva o passado entre os seus 20 arrondisements e não é chamada Cidade Luz por acaso, pois todos os principais movimentos culturais e políticos da Europa nos últimos séculos passaram pela capital francesa. O guia Paris, da Lonely Planet (Globo Livros) , é um completo e ágil acessório para o viajante, com informações completas sobre os principais locais turísticos, com mapa destacável, mais de 350 experiências gastronômicas, 100 dos melhores lugares para ficar, 12 panoramas inspiradores, 16 destaques e uma divisão da área turística da cidade por dez regiões. Entre os 16 destaques, estão a Torre Eiffel, os Museus Rodin, Louvre, D´Orsay e Pompidou, o Arco do Triunfo, a Basílica Sacré-Couer, a catedral de  Notre-Dame, o Jardim de Luxemburgo e o cemitério Père Lachaise, com túmulos famosos de Jim Morrison a Balzac. Na página O Que há de Novo, o guia fala da reabertura do Museu Picasso, o retorno da mítica casa de shows Bus Palladium, no bairro de Pigalle, e a renovação do museu da moda de Paris, o Musée Galliera de la Mode de la Viile de Paris. O lado prático do guia é a separação em cores em quatro tópicos. O vermelho é Planeje sua Viagem, o azul é Explore Paris, o verde é Entenda Paris e o cinza é o Guia de Sobrevivência. Ao final, o livro possuí um índice em ordem alfabética e os mapas por regiões, além do mapa inteiro dobrado e destacável.

 

 

 



Da Publifolha emanam os outros três lançamentos de guias deste início de 2014. O primeiro deles é o Guia Passo a Passo: São Paulo, de Hélène Le Tac e Caetano Pimentel. Como os outros guias famosos da série, de Paris, Nova York, Londres e Roma, essa publicação pocket com 48 páginas ajuda a desvendar o melhor que pode oferecer a maior metrópole da América do Sul. As atrações são apresentadas em seis áreas, com páticos mapas desdobráveis dentro de cada uma delas: As áreas são Centro (A, cor amarela), Luz/Barra Funda/Santa Cecília/Higienópolis (B, cor lilás), Bela Vista/Liberdade/Avenida Paulista (C, cor verde), Jardins/Ibirapuera/Vila Mariana/Itaim Bibi (D, cor coral), Pacaembu/Vila Madalena/Pinheiros/Perdizes (E, cor azul) e Butantã/Morumbi (F, cor laranja).  São mais de 150 sugestões de atrações e passeios, entre parques, museus e monumentos; além de indicações de restaurantes, hotéis, bares, cafés, padarias, casas noturnas e lojas. Entre os destaques estão o Bairro da Luz, onde ficam a Pinacoteca do Estado e a Sala São Paulo, o Mercado Municipal, a feira da Praça Benedito Calixto e o Parque do Ibirapuera. Além da edição em português, o Guia Passo a Passo: São Paulo também conta com edição em inglês, para atender à demanda dos turistas estrangeiros.

 


Outra publicação de bolso da Publifolha para o deleite dos turistas é o Top 10 Barcelona, de autoria de Annelise Sorensen e Ryan Chandler, para a editora Dorling Kindersley, com tradução para o português de Luis Reyes Gil. O guia lista as atrações imperdíveis da capital catalã, como os marcos arquitetônicos do mestre Gaudí, entre eles o colorido Parc Güell, a catedral Sagrada Família e La Pedrera –, o Palau de la Música Catalana, o calçadão La Rambla, a Fundació Joan Miró, o Museu Nacional de Arte da Catalunha,  o Barri Gòtic e Montjuic. Além dos programas mais conhecidos, Barcelona conta também com belos parques e praias banhadas pelo Mediterrâneo. As atrações, os passeios, as lojas, os restaurantes e os hotéis indicados são separados por áreas, sem com 10 dicas top por tema, para facilitar a consulta. Há ainda sugestões para passeios nas cidades vizinhas, como Figueres, cidade natal de Salvador Dalí, onde está o teatro-museu em homenagem ao pintor catalão. Acompanha mapa e miniguia.

 

 



 

Para fechar o giro pelo mundo dos guias, a Publifolha lançou o guia para quem quer conhecer o estado norte-americano da Califórnia: Guia Visual: Estradas da Califórnia. Também tradução do original da Dorling Kindersley, de autoria de Christopher P. Baker e Lee Foster, traduzido por Thais Costa, o guia visual traz 24 roteiros para conhecer de carro todas as regiões do Estado Dourado. As opções de passeios, com mapas respectivos, vão desde as vinícolas de Napa e Sonoma, passando pelo charme de São Francisco com a sua ponte Golden Gate e suas imensas ladeiras, o  surfe de Santa Cruz, as belezas naturais de Yosemite e o deserto intrigante de Mojave, até a herança hispânica de San Diego. O volume traz orientações sobre planejamento e segurança, além de indicações de estacionamentos, hotéis, restaurantes, festas e feiras locais, para conhecer de perto tudo o que a Califórnia tem de melhor. Inclui um mapa desdobrável com as principais estradas e uma tabela de distâncias.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895