Resposta ao golpe de 1964

Resposta ao golpe de 1964

publicidade

Professor e escritor Cicero Galeno Lopes lança romance "Principados" nesta quinta-feira, na 60ª Feira do Livro


Cicero Galeno Lopes é natural de Uruguaiana, professor universitário, contista, ensaísta, doutor em Letras pela Ufrgs, editor de revistas acadêmico-científicas, mas o romance é uma terra nova a arar. "Principados" é o seu primeiro romance. A obra foi editada pela Movimento. Tem lançamento em duas atividades nesta quinta-feira, dia 13, na 60ª Feira do Livro de Porto Alegre. A primeira atividade é às 15h30min, na Sala Leste do Santander Cultural, a mesa de apresentação do romance e da temática que ele desenvolve: antecedentes e consequências do golpe militar de 1964, com o autor e os professores Zilá Bernd e Rafael Peruzzo Jardim, autor da orelha do livro. Às 18h, Cicero autografa o livro e confraterniza com amigos, colegas e leitores na Praça de Autógrafos da Feira do do Livro.

A obra focaliza as épocas de instalação e de consolidação do movimento civil-militar eclodido em 1964 (anos 1960 a 2000). Está geograficamente centrado na Campanha da Fronteira do RS (Fronteira Sudoeste). Sequência de reflexões e episódios, a narrativa procura analisar a vida social e política dessa época, em ambientes urbano e rural. O narrador, ao redor de quem toda a narrativa se organiza, fez anotações, que se mantiveram inéditas, até mais tarde terem sido descobertas por jovem pesquisador mestrando. A capa usa obra aparecida em 1890, produzida pelo artista suíço Alexandre Théophile Steinlen. A ilustração substitui leões e outros emblemas de poder e violência por outro felino (um gato), que ostenta flâmula em que se lê a forma verbal latina Gaudeamus (ou seja, alegremo-nos). Irrompe assim o romance ao leitor, procurando sugerir ironia, o recurso provavelmente mais empregado durante a narrativa.

Na apresentação do livro, publicada na orelha, o professor Rafael Peruzzo Jardim cita a frase-resposta de Miguel de Unamuno à ditadura franquista: "Vencereis, mas não convencereis" para introduzir o que chama à resposta de Cicero à ainda recente ditadura brasileira, instaurada com o golpe de 1964: "A obra trata do impacto do golpe civil-militar de 1964 em ficcional cidade fronteiriça do Rio Grande do Sul. A recriação do Pampa começa pelo resgate do vocabulário da Fronteira. Quando não encontrou palavras, o autor criou neologismos, cujas simplicidade e exatidão decerto os incorporarão ao vocabulário regional. Palavras como pampópole são valiosos acréscimos lexicais. O ponto forte da obra é a ironia. Sem focalizar os vencidos, Lopes usa esse recurso para converter os vencedores pela força em vencidos pela inteligência. Desconstrói o falso patriotismo, o discurso ufanista, o apoio de religiosos, o enriquecimento ilícito. Ao mostrar a mediocridade intelectual dos poderoso, agravada pelo silêncio dos oprimidos, Lopes nos convence de que, apesar de vencedores por vinte sombrios anos, os golpistas jamais convenceram...".

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895