Após quase dez anos, teatro é reinaugurado

Após quase dez anos, teatro é reinaugurado

Um dos espaços culturais mais tradicionais da Capital, o Teatro de Câmara Túlio Piva voltará a receber público

Paula Maia

Teatro de Câmera Túlio Piva breve será inaugurado

publicidade

Depois de quase uma década fechado, o Teatro de Câmara Túlio Piva, no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre, será reaberto ao público. A volta de um dos espaços culturais mais tradicionais da cidade ocorre no mês de comemoração dos 252 anos da Capital. O show de reabertura está marcado para 19 de março. Os músicos Rodrigo Piva e Rogério Piva, netos do cantor e compositor Túlio Piva, vão fazer um espetáculo musical para celebrar a história do teatro, o legado do avô, falecido nos anos 1990, e o aniversário da Capital.

Com investimento de R$ 7,5 milhões, o teatro foi revitalizado pela Opinião Produtora por meio de parceria público-privada com a Prefeitura de Porto Alegre como parte do contrato de concessão do teatro e do Auditório Araújo Vianna. Os trabalhos de recuperação começaram em 2020, mas foram comprometidos pela pandemia. A intervenção recomeçou, então, em fevereiro de 2022. A empresa vai administrar as duas casas até junho de 2031.

Com novo projeto arquitetônico, o teatro ganhou melhorias em seus espaços internos e externos. A capacidade é para 208 pessoas. O palco e os camarins foram ampliados e foi construído um novo foyer, além da instalação de um moderno sistema de climatização, novos equipamentos de som, luz e de isolamento acústico.

O secretário municipal de Cultura e Economia Criativa, Henry Ventura, define o local como um novo centro cultural. “Muito mais que um teatro, teremos um espaço de múltiplas ações culturais simultâneas”, declara. Sobre o pocket show de abertura, Ventura diz que a apresentação promete ser um resgate da memória cultural da cidade, refletindo o objetivo da Secretaria de contemplar todas as formas de arte e cidadãos de Porto Alegre.

Ventura afirma que o novo projeto arquitetônico trouxe melhorias significativas, garantindo uma experiência cultural enriquecedora para todos os frequentadores. O secretário ainda ressalta que Teatro Túlio Piva é fundamental para Porto Alegre, pois impulsiona a cadeia produtiva da cultura local, representando uma parte significativa da economia da cidade dentro do setor da Economia Criativa. Além disso, Ventura enfatiza que o local atende tanto as produções artísticas locais quanto as referências nacionais e internacionais.

Quanto ao contrato de concessão, o secretário explica que o equipamento é uma contrapartida da concessão do Auditório Araújo Vianna. Metade das datas são reservadas para produções locais por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa.

O sócio-diretor da Opinião Produtora, Rodrigo Machado, diz que o trabalho foi minucioso para dar aos porto-alegrenses um teatro de qualidade. “Atento àquilo que há de mais moderno no segmento da cultura e do entretenimento, sem esquecer a história do teatro, estamos entregando um espaço permanente à disposição da população da Capital”, finaliza.

Com entrada apenas para convidados, o espetáculo integra o calendário de comemorações do aniversário da cidade e contará com repertório formado por clássicos de Túlio Piva (1915-1993), como “Pandeiro de Prata”.

Além dos netos do lendário sambista, sobem ao palco Everson Vargas (baixo), Giovanni Berti e Bruno Coelho (percussão). Vera Piva, filha única de Túlio, também vai fazer uma participação durante o show. Rodrigo e Rogério, radicados em Santa Catarina há mais de 30 anos, buscam preservar a memória artística do avô, com vários projetos relacionados com a sua obra. Aos cuidados de ambos, há um acervo de discos, fotografias, vídeos, documentos, objetos pessoais e mais de 200 composições inéditas. O primeiro violão de Túlio, um Del Vecchio de 1950, é um dos itens que farão parte de uma exposição permanente dentro do Teatro.

Outras duas atrações já estão na agenda de programação do Teatro de Câmara Túlio Piva. A primeira é a gravação do DVD “Grossroads”, de Marcelo Gross e banda. Serão duas noites, 21 e 22 de março, em que o guitarrista, cantor e compositor vai repassar o melhor de sua produção autoral. Os ingressos devem ser adquiridos no www.sympla.com.br.

Outro evento já confirmado é a última etapa classificatória da 15ª Edição do Festival de Música de Porto Alegre, que vai ocorrer no Teatro de Câmara Túlio Piva, dia 23 de março, com entrada gratuita. O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, através da Coordenação de Música. Nesse ano, foram 266 músicas inscritas.

O prêmio Joaquim Felizardo também será realizado no Teatro de Câmara Túlio Piva. O evento, que anualmente homenageia as personalidades, projetos e entidades que se destacam na área da cultura em Porto Alegre, vai ocorrer no dia 25 de março, também com entrada gratuita. Os ingressos devem ser retirados no www.sympla.com.br (limitada a uma entrada por CPF).


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895