Galeria Escadaria completa dois anos

Galeria Escadaria completa dois anos

De quem sobe ou desce os degraus do viaduto Otávio Rocha, na avenida Borges de Medeiros, fotografias prendem a atenção

Kyane Sutelo

publicidade

O fluxo intenso das ruas e avenidas do Centro de Porto Alegre já é habitual para quem transita por ali. De segunda a sexta-feira, em horário comercial, são centenas de pessoas indo ou voltando do trabalho, embarcando ou chegando dos ônibus que vêm dos mais diversos bairros da cidade. No final de semana, o público costuma escolher a região central para compras e passeios, porém, a sensação de que não se pode perder tempo segue na alma do lugar, 24 horas por dia. E foi para alimentar de arte essa alma e aproveitar melhor o tempo dedicado ao deslocamento a pé pelo Centro Histórico que nasceu a Galeria Escadaria. Há dois anos, obras fotográficas prendem a atenção de quem sobe ou desce os degraus do viaduto Otávio Rocha, na avenida Borges de Medeiros. “O intuito é, na realidade, colocar arte no caminho dessas pessoas. Porque nós acreditamos que a arte transforma”, afirma o publicitário e fotógrafo Marcos Monteiro, idealizador da iniciativa.

Conforme levantamento de seu criador, o espaço abriga a maior galeria fotográfica a céu aberto do país, com trabalho contínuo ao longo do ano, com 40 metros de extensão, compostos por 15 painéis de 2 metros cada, onde ficam expostas as obras. Apesar de estar incorporada ao cenário do Viaduto Otávio Rocha, a galeria não tem envolvimento com a gestão pública da Capital, sendo totalmente desenvolvida de forma particular por Monteiro a partir de uma ideia surgida ainda em 2018: instalar as exposições na parede do edifício Don Felipe “Eu moro na avenida Duque de Caxias, a duas quadras da escadaria e, passando ali, sempre olhava aquela parede e pensava ‘que lugar maravilhoso pra fazer exposições’”, relembra. Monteiro, que também é designer gráfico e produtor cultural, colocou o projeto no papel, conversou com os administradores do prédio e foi realizando edições anuais da Street Expo Foto até que, em 2021, o espaço tornou-se permanente e já recebeu cerca de 400 mil visitações.

Os financiamentos das exposições acontecem de formas variadas, podendo ser por meio de editais de financiamento público ou crowdfunding, conforme escolha dos artistas. Apesar de ser focado em fotografia, o espaço pretende trazer a arte para o coração da cidade de várias formas, inclusive, já abrigou exposição de pinturas e planeja novas atrações junto a uma companhia de teatro local. “Sempre tive essa vontade de levar arte para a rua”, conta Monteiro. Entre os orgulhos do idealizador do espaço a céu aberto, está a aceitação popular, identificada não só por quem para e aprecia as obras, mas também pela ausência de episódios de vandalismo, comuns em mobiliários públicos e fachadas privadas na Capital. “Apesar daquele espaço ficar ali 24 horas por dia, e nós não termos vigilância, ninguém estraga os painéis, ninguém mexe. Isso é uma coisa muito bacana, é uma resposta da população.”

O ideal de colocar arte na rua, onde a população está, se expandiu para além da Galeria Escadaria, chegando ao extremo-sul da Capital. Há 7 meses, foi instalada a Galeria Restinga, na praça da Esplanada do bairro de mesmo nome. “Há muito tempo já tenho essa vontade de abrir uma galeria na periferia. Então, ganhamos o edital do governo do Estado, o FAC (Fundo de Apoio à Cultura) e conseguimos realizar esse sonho”, conta o diretor do projeto. Foram realizadas quatro exposições no novo espaço, com 16 painéis, que também ficam abertos ao público. Em parceria com escolas do bairro, também foram realizadas palestras e visitas guiadas com os estudantes. No Centro ou na periferia, a juventude é um dos principais focos das exposições. “Pode ter um pré-adolescente que de repente está se encaminhando para a droga ou para outros problemas sociais e, quando se confronta com a arte, nesse momento, acontece alguma coisa, alguns milagres. A arte tem esse poder”, afirma Monteiro.

Escadaria

  • Exposição em andamento: SE7E
  • Artistas: Alexandre Langer, Andréa Steiner Barros, Ayres Potthoff, Heloiza Averbuck, Iara Tonidandel, Roberto Martinez e Sônia Amorim
  • Local: Escadaria Verão (sobre Viaduto Otávio Rocha, esquina com a avenida Duque de Caxias)

Restinga

  • Exposição em andamento: Street Expo Foto
  • Artistas: 94 artistas, homenageando o fotógrafo Marcos Varanda
  • Local: Praça da Esplanada, bairro Restinga

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895