Porto Alegre: Capital da luz, câmera e ação

Porto Alegre: Capital da luz, câmera e ação

Desde agosto de 2021, 226 produções audiovisuais de 130 produtoras já foram executadas em espaços públicos da Capital

Felipe Faleiro

publicidade

De agosto de 2021 até agora, 226 produções audiovisuais de 130 produtoras já foram executadas em espaços públicos da Capital, de acordo com o projeto Porto Alegre Film Commission, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET). Entram na soma desde curtas e longas-metragens, videoclipes, peças publicitárias, minisséries e reality shows de TV, entre outros.

O Film Commission, ou Escritório Municipal de Apoio à Produção Audiovisual, foi instituído na cidade em novembro de 2015, e reestruturado em dezembro de 2021, com o objetivo de gerar ganhos à cadeia produtiva local do setor.

“Nosso modelo de negócios é o de atrair produções e, com isso, fomentar a produção local. Há uma demanda bastante reprimida por conteúdo no pós-pandemia e as grandes produtoras estão buscando isso”, afirma a coordenadora do Porto Alegre Film Commission, Joana Braga.

Ela está em São Paulo, onde participou, na última quinta-feira, do painel “Entre Fronteras: o Sul como Destino”, na Cinemateca Brasileira, dentro da programação da 46ª Mostra Internacional de Cinema. O evento segue até o próximo dia 2 de novembro e conta ainda com a participação do governo do RS.

“É nosso interesse trocar experiências e fortalecer relações com importantes atores no desenvolvimento de políticas públicas no cenário nacional. Viemos apresentar nosso trabalho, buscando ampliar a busca por Porto Alegre para as produções que hoje gravam no Sudeste”, afirma ela.

“O mercado passou por um período de recessão nas formas de incentivo e, com os serviços de streaming, buscou-se outra forma de profissionalizar o audiovisual.” Em que pese outras cidades pelo Brasil estarem se organizando com projetos semelhantes, Porto Alegre, neste sentido, está na dianteira. Conforme Joana, há profissionais extremamente qualificados na Capital, expertise inegável e condições competitivas para atrair novas produções.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895