Porto Alegre: novas tintas para o antigo Paço Municipal

Porto Alegre: novas tintas para o antigo Paço Municipal

Edifício histórico vai passar por revitalização da área externa a partir da próxima segunda-feira

Felipe Faleiro

Construção do Paço Municipal é datada no início do século 20

publicidade

As latas de tinta acrílica que darão novas cores às fachadas do Paço Municipal já estão em uma sala trancada no subsolo do edifício histórico. A partir da próxima segunda-feira, e em um período de oito meses, ou seja, até o início de julho de 2023, o material, fornecido pela empresa Tintas Renner por meio de um patrocínio firmado junto à Secretaria Municipal de Parcerias (SMP), será utilizado para reforçar as características originais do prédio no coração do Centro Histórico de Porto Alegre, e construído no início do século 20.

A área pintada tem 2.700 metros quadrados. O projeto em si está sendo executado pela Secretaria Municipal da Cultura (SMC). No final da semana passada, começaram a ser instalados os andaimes para a execução da obra. “Na realidade, não é uma simples pintura, mas toda a revitalização das fachadas”, conta o arquiteto e urbanista Luiz Merino Xavier, integrante da Equipe do Patrimônio Histórico e Cultural (Epahc) da SMC. “Não será feita também a pintura diretamente em um primeiro momento. Faremos antes a lavagem, depois a restauração dos ornatos. O importante é que as cores originais serão mantidas.”

A definição e adequação dos tons utilizados passou por especificações realizadas pelo gerente técnico da Tintas Renner, Plínio Albuquerque. “Cada espaço e cada cor do prédio foram cuidadosamente analisados para respeitar as características arquitetônicas. A população que circula pela região será impactada pela renovação da fachada do Paço Municipal”, diz Albuquerque. As pinturas serão feitas de segunda a sexta-feira, em horário comercial, o que irá impactar a circulação de pedestres. Haverá sinalização e passarelas. Seguindo o planejamento predefinido, a revitalização inicia pela rua Uruguai, contorna pelos fundos e termina na frente, na Praça Montevideo, já que a intenção do projeto é não interferir nas decorações de Natal do Paço, e também porque o lado frontal é o mais ornamentado, e portanto complicado, de todos.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895