Aprenda a fazer um bolo de Natal (e sem frutas secas)

Aprenda a fazer um bolo de Natal (e sem frutas secas)

publicidade

A chegada do Natal traz casas decoradas, presentes, crianças felizes, pinheiros enfeitados e comida boa. Ou nem tanto.

Os típicos panetones são polêmicos e dividem a opinião. Seja pela (falta de gosto) da massa ou pelo recheio, com as famigeradas FRUTAS CRISTALIZADAS, eles são quase sempre odiados.


Mas por que a ceia tem que ser assim? Esqueça a ideia de que pratos natalinos precisam ter muitas frutas secas e pense que os doces da janta também podem ter um bom gosto e serem, acima de tudo, simples! :D

A confeiteira Duda Fernández, do Atelier Doce Madalena, e a chef Andrea Schein, da Dea Macarrons, ambas de Porto Alegre, nos ajudaram com duas receitas simples, sem uva-passa, damasco ou frutas cristalizadas, de lamber os dedos.


 


A receita da Duda é praticamente um pão de mel. Só que em forma de bolo. Você tem duas opções: fazer em pequenas porções ou numa grandona mesmo.

Bolo de Mel (15 unidades)

Massa:
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de açúcar
1 xícara de mel
6 ovos
3 colheres de sopa de melado
1 colher de chá de fermento em pó
Meia colher de chá de canela em pó

Cobertura de ganache
2 barras e meia de chocolate ao leite 35%
1 xícara de creme de leite
1 colher de chá de manteiga
1 colher de sopa de mel



Modo de fazer:
Pré-aquecer o forno em fogo médio. Em uma tigela grande peneirar farinha, fermento e especiarias. Reservar. Em outra tigela juntar mel, melado, ovos e açúcar misturando bem com a ajuda de um fouet. Derramar a mistura líquida sobre secos e misturar bem, sem bater. A massa fica bem líquida, então,com a ajuda de uma concha, colocar mistura nas forminhas de cupcake, levemente untadas. Assar por cerca de 30 minutos ou até q ao introduzir um palito nos bolinhos ele saia seco. Retirar do forno, desenformar em grelha após 10 minutos.

Para a cobertura, em uma tigela sobre banho-maria, derreter o chocolate e reservar. À parte, ferver creme de leite, derramar sobre chocolate previamente derretido, agregar mel, misturar bem com a ajuda de um fouet até mistura ficar homogênea. Acrescentar manteiga e misturar tudo até ficar homogêneo.

Cobrir pães de mel já frios com a ganache.


O tronco de Natal, ideia da Andrea, é outra delícia que deixou a gente com água na boca (e loucos pra fazer em casa). Olha como é fácil!

Tronco de Natal

Massa:
6 ovos
6 colheres de sopa de farinha de trigo
6 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de cacau em pó ou chocolate em pó 70%
1 xícara de açúcar para polvilhar
1 pano de prato
Manteiga para untar
Papel-manteiga

Recheio e cobertura de chocolate e doce de leite:
3 barras de chocolate meio amargo em gotas (ou quebradinhos)
400g de creme de leite fresco
300g de doce de leite



Modo de fazer:
Bater os ovos na batedeira até esbranquiçar e acrescentar as 6 colheres de açúcar. Bater novamente até ficar consistente. Misturar a farinha e o chocolate em pó e passar por uma peneira. Depois, misturar aos poucos na massa, com a colher. Colocar em forma untada e forrada com papel-manteiga e levar ao forno pré-aquecido, em temperatura média, por 20 minutos.

Enquanto a massa assa, preparar a cobertura. O primeiro passo é derreter o chocolate com o creme de leite no microondas em potência 5 ou em banho-maria. Levar a mistura à geladeira até gelar. Depois, bater com 200 a 300g de doce de leite dependendo da textura desejada.

Voltando à massa, depois dos 20 minutos, desenformar a massa ainda quente sobre o pano de prato úmido e polvilhado com uma xícara de açúcar, retirar o papel rapidamente e enrolar.

Desenrolar e rechear com metade do creme. Enrolar novamente, sem o pano. Cortar e colocar a o restante do creme, fazendo uma textura de madeira.

 

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895