Pitadas #16

Pitadas #16

publicidade

Por Alessandro Engroff*

Instituto Ling oferece novas oficinas de culinária


Sob o conceito “Conheça. Reflita. Vivencie.”, o Instituto Ling divulgou sua programação de cursos de gastronomia para o segundo semestre. Como sempre, a agenda preza pela experimentação, o que se percebe já na atividade inaugural: a Oficina de Fermentação com Giovanni Cristofoli, no dia 24/8 (quarta), às 19h. Será a primeira das cinco oficinas a serem realizadas até dezembro para ensinar como fazer os mais diferentes tipos de pão.


fermentacao


Já no dia 31 de agosto rola a aula “Comidas confortáveis: sopas, risotos e saladas de inverno”, com Hadas Nadvorny, seguido por “Na cozinha com Almodóvar” no dia 2/9, ministrada por Bélen Ruiz Montava. No dia 10 de setembro, Luísa Jungblut ensina o preparo de doces diferentes na oficina “Pâtisserie com sotaque gaúcho”.


No dia 14 de setembro, é a vez dos hamburgueiros aprenderem a fazer a iguaria no “Workshop do hambúrguer com Burguer101”, com Beto Galetto. A programação inclui ainda os já clássicos jantares inspirados em autores da literatura brasileira, sob o comando da jornalista Bete Duarte: “Literatura e Gastronomia – da Estante à Mesa” contará com os chefs Carlos Kristensen, que apresentará o Jantar Simões Lopes Neto no dia 15/9, e Floriano Spiess, responsável pelo Jantar Jorge Amado, em 17/11.


Todas as informações sobre as oficinas e inscrições podem ser conferidas aqui.


Beer Talk


A GVERRI Store (Dinarte Ribeiro, 50) realiza no próximo sábado, dia 13 de agosto, das 16h às 18h, o Beer Talk. No evento, que busca celebrar a convivência e união entre as marcas através de lazer e entretenimento, haverá uma palestra sobre a história da cerveja e da cervejaria Paulaner no bate-papo com o sommelier e gerente regional da Importadora Porto a Porto, Rodrigo Albernaz.


Ao final da palestra, haverá degustação dos rótulos Hacker-Pschorr Anno 1417, Hefe-Weissbier Dunkel, Hefe-Weissbier Naturtrüb e Müchner Hell. Fundada em 1634, a Paulaner é hoje é a maior cervejaria de Munique e também a maior produtora de Weissbier (cerveja de trigo) da Alemanha, além de ser a mais vendida no país europeu.


paulaner


Café colonial em POA


Inaugurou em Porto Alegre o tradicional Bela Vista Café Colonial, famoso pelas suas sedes na Serra Gaúcha. O novo empreendimento está funcionando no Shopping Total (Av. Cristóvão Colombo, 545) e, após uma grande reforma, ocupa o prédio da antiga fábrica de cervejas que funcionava no local.


Fundado em 1972, o Bela Vista tem hoje duas casas em Gramado. O cardápio da Capital - com mais de 80 itens inspirados nas receitas da primeira doceira da casa, Lira Caliari - conta com os mesmos quitutes que trouxeram fama ao café na Serra, desde bolos, tortas, doces, salgados, pães e geleias até carnes, sucos e vinhos.


belavista jpg


Pitadinhas


# A Confeitaria Berola, uma das mais tradicionais do Estado e responsável por boa parte da fama dos tão falados “doces de Pelotas”, finalmente abriu uma filial em Porto Alegre: fica no Shopping Paseo Zona Sul (Av. Wenceslau Escobar, 1823). Além dos clássicos doces, o espaço também serve salgados e cafés, além de aceitar encomendas.


# O Outback vai celebrar o Dia dos Pais com um presente para todos os papais que forem às suas sedes exclusivamente no próximo domingo: um chaveiro abridor de garrafas customizado.


# A Feira Vegana de Porto Alegre ganhará mais uma edição no próximo dia 21, das 12h às 17h, na r. Dr. Timóteo, 395.



*O Alessandro é jornalista especializado em Gastronomia e Alta Cozinha e escreve quinzenalmente como convidado do Mais Preza. Sugestões são sempre bem-vindas no e-mail engroff@outlook.com. ;)


** Já conferiu a última coluna do Ale? É só clicar aqui! :D


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895