A FASE vai à Feira

A FASE vai à Feira

Projeto aproxima jovens da instituição e o universo da leitura

Aline Andreata*

Waldemar Menchik na abertura do 5° Concurso Literário da FASE

publicidade

Aos poucos, as pessoas chegam ao Espaço Jovem Petrobrás na 68ª Feira do Livro de Porto Alegre. Diferentes histórias se encontram no cantinho situado ao lado do MARGS e enchem o local de esperança. Olhos que desejam enxergar um novo mundo, novas possibilidades e a esperança de um futuro melhor.

Esta é a proposta da Premiação 5° Concurso Literário da Fundação de Atendimento Socioeducativo (FASE), que existe dentro do projeto “A Fase vai à Feira” realizado desde 2017. Coordenado pela pedagoga Clarice Quadros, o objetivo do trabalho é estimular a auto expressão e despertar o interesse pela leitura. No total, 13 jovens foram premiados em quatro categorias: Produção Textual Anos Iniciais do 1° ao 5° ano; Ensino Médio e EJA; Categoria Produção Gráfica e Categoria Especial 20 anos da Fase.

Entre os critérios de avaliação observados estão: criatividade, apresentação e desenvolvimento textual. O evento contou com a presença do Defensor Público e escritor Waldemar Menchik.Cristian Doro, um dos agentes da Fundação que acompanham a cerimônia, diz: "o pessoal é muito interessado. É tudo muito novo para eles.” Doro também comenta que muitos jovens que passaram pela FASE hoje estão no mercado de trabalho.

A FASE foi criada a partir da Lei Estadual n°11.800, de 28 de maio de 2002 e do Decreto Estadual n°41.664 - Estatuto Social, de 6 de junho de 2002, com a chegada do ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente que gerou o fim da antiga Fundação do Bem-Estar (Febem). E pode-se ler em seu site: “Um dos mais importantes avanços trazidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente foi a distinção entre o tratamento a ser dispensado a crianças e adolescentes vítimas de violência e abandono e o tratamento a ser dispensado aos adolescentes autores de ato infracional. Com isso, foi alterada a lógica de atendimento direcionada a estes públicos, especializando-se a Fase no atendimento exclusivo a adolescentes autores de atos infracionais com medida judicial de internação ou semiliberdade.”

* Estudante da Faculdade Estácio de Sá


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895