“A leitura engrandece a vida”, diz Drauzio Varella em bate-papo

“A leitura engrandece a vida”, diz Drauzio Varella em bate-papo

Transmissão contou com a participação de Lya Luft e Gilberto Schwartsmann

"A leitura engrandece a vida e nos dá outra dimensão sobre ela", diz Drauzio

publicidade

Na noite de quarta-feira (11), a 66ª Feira do Livro de Porto Alegre recebeu importantes nomes da literatura e da Medicina brasileira: Drauzio Varella, médico oncologista, cientista e escritor, e Lya Luft, escritora e ex-patrona do evento. Além disso, a transmissão foi apresentada por Gilberto Schwartsmann, médico e ex-presidente da Academia Sul-Riograndense de Medicina.

Durante o bate-papo online, os participantes conversaram sobre temas como ciência, pandemia, literatura, livros e humanidade. Afinal, a Medicina e  a literatura partilham de uma característica comum: a condição humana. “Existe uma ligação muito clara entre a Medicina e a literatura. Os médicos têm acesso à intimidade das pessoas, acesso esse que na vida social você não tem. Isso é uma coisa que chama para a literatura, histórias que eles vivem na profissão e têm prazer de escrever”, destacou Varella. 

Ao falarem sobre suas obras, Lya comentou sobre o processo que segue quando escreve seus livros. “Não sou muito disciplinada, mas eu tenho uma intuição poderosa. Eu vejo e sinto as coisas. A minha intuição sabe o que fazer. Não tenho nenhum planejamento, às vezes eu fico surpresa com os personagens que criei”, declara a ex-patrona da Feira do Livro de Porto Alegre. “A literatura é capaz de dar um grau de felicidade que você obtém sozinho, sem depender dos outros. Você senta na frente do computador, olha para uma parede em branco, ajusta as palavras, corrige e assim por diante. De repente, acontece um momento que você fica surpreso com o que você foi capaz
 de escrever e fica feliz”, complementa Drauzio. 

A conversa virtual permitiu, ainda, a participação dos espectadores por meio do envio de perguntas e comentários pelo WhatsApp. No final  da transmissão, Varella deixou uma mensagem para o público: “Leiam, leiam qualquer coisa, leiam o máximo que puderem, leiam o tempo inteiro. A leitura engrandece a vida e nos dá outra dimensão sobre ela”.

Fernanda Rezende Carvalho / Universidade Feevale


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895