Coleção Literatura Negra e tributo à Oliveira Silveira

Coleção Literatura Negra e tributo à Oliveira Silveira

Poeta de Porto Alegre e ativista do movimento negro fará parte da leitura dos visitantes da feira

Vinicius Soares*

O Instituto Estadual do Livro está na Praça da Alfândega com programação para toda a Feira do Livro de Porto Alegre.

publicidade

O Instituto Estadual do Livro está na Praça da Alfândega com programação para toda a Feira do Livro de Porto Alegre. O destaque do fim de semana é o lançamento da Coleção Literatura Negra, com distribuição gratuita de obras como “Oliveira Silveira, Obra Reunida” e “Oliveira Silveira, breve fortuna crítico-afetiva”, ambos com organização de Ronald Augusto.

Ao todo a coleção tem sete livros, escritos por Ronald Augusto, Fátima Farias, Lilian Rocha e Jorge Fróes. Os autores estarão na feira para sessão de autógrafos. Quem faz o convite é a diretora do IEL, Patrícia Langlois: “Gostaria de convidar a todos para visitar a Feira do Livro de Porto Alegre, vir até a banca acessível do IEL e vir na sessão de autógrafos no sábado, 12, a partir das 14h, esperamos vocês”.

Oliveira Silveira, poeta de Porto Alegre e ativista do movimento negro fará parte da leitura dos visitantes da feira, em especial dos alunos da EMEF José Loureiro da Silva que visitaram a banca do IEL. “Eles tendo acesso a uma obra palpável, desse baita cara que é o Oliveira, tem um significado muito grande, porque são estudantes que a maioria só tem acesso aos livros na escola”, disse a coordenadora pedagógica da escola, Rosane Denardi.

A educadora também comenta que a visita é especial, pois apesar da escola onde estudam ficar em um bairro violento, a região também carrega “muita potência, uma história de luta e muita participação popular”. A banca do Instituto possui acessibilidade para cadeirantes e pessoas de baixa estatura, além de uma ferramenta com função de lupa, para visitantes com dificuldade de visão.

* Estudante da Universidade Feevale


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895