Livros digitais em tempos de pandemia

Livros digitais em tempos de pandemia

E-books estão entre os lançamentos na Feira do Livro de Porto Alegre on-line

Consumo de e-books teve um aumento de 154% durante o pico do isolamento

publicidade

Em 2020, o mundo passa por uma crise causada pela pandemia da Covid-19. Muitos hábitos foram impactados, sendo a leitura um exemplo. Isso pode ser observado no crescimento do consumo de e-books entre os leitores. Segundo dados divulgados pela empresa Nielsen, o faturamento das livrarias sofreu uma redução de 49% em abril. No entanto, o Painel do Varejo de Livros no Brasil aponta uma crescente recuperação no setor. 

Enquanto isso, o aumento na venda de livros digitais começou no início do isolamento social e se sustentou ao longo dos meses seguintes – superando o mesmo período de 2019. A categoria infantojuvenil registrou incremento de 227% no consumo de e-books e a não-ficção teve um aumento de 154% durante o pico do isolamento. Isso se deu por conta das campanhas de cuidado pessoal e bem-estar.

A Feira do Livro de Porto Alegre também passou por mudanças neste ano, sendo realizada de forma inteiramente digital. Com a venda dos livros pela internet, ao invés da tradicional comercialização na Praça da Alfândega, e-books também estão disponíveis para a compra. Gustavo Faraon, diretor comercial da Editora Dublinense, que está participando da feira, relatou que as vendas de livros digitais tiveram um aumento quatro vezes maior durante a crise. “A pandemia teve um efeito enorme, foi um catalisador dessa transformação que já estava acontecendo. Ela acelerou a aproximação das pessoas com os livros digitais”, conta. 

Democratizar os livros também é algo que e-books proporcionam aos leitores. “Tudo o que proporciona maior acesso à literatura ajuda a democratizá-la. Os e-books são uma pequena forma de fazer isso”, diz.  Mesmo facilitando o acesso aos consumidores, de acordo com Faraon, os livros digitais não ajudam na publicação de autores iniciantes. “Publicar um livro é muito mais do que comprar papel, é importante que as pessoas entendam isso”, afirma. 

Apesar disso, acontece na Feira o lançamento de um livro inteiramente digital, feito de forma independente. A obra “Da minha janela”, produzida pelos alunos do9º ano do Colégio Farroupilha, teve sua publicação nesse formato. 
A proposta do tema surgiu por conta das experiências proporcionadas pelo isolamento social e através da poesia de Fernando Pessoa, musicada pelo compositor gaúcho Vítor Ramil. Segundo Fabíola Bach, assessora da instituição, a obra traz imagens feitas pelos jovens com celular, mostrando suas visões através das janelas. “Os textos falam de tempo, de saudade, de planos adiados e da explosão de sentimentos trazidos com o isolamento social”, relata.

Seja através da janela, dos e-books ou dos livros físicos, a literatura segue sendo uma forte aliada na construção intelectual e do imaginário das pessoas. Em tempos de pandemia, é a forma encontrada para ir além das quatro paredes da casa, alçando voos e dando a oportunidade a muitos de conhecer novos mundos.

Fernando Costa / PUCRS
Gabriel Mattos / UniRitter 
Nicoli Silveira / UniRitter


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895