Mundo da bola na Feira

Mundo da bola na Feira

Confira livros que tratam sobre o futebol

Rejanir Nunes Balbino*

Uma paixão da população gaúcha e brasileira, o futebol não costuma ser tema tão corriqueiro na escrita de livros

publicidade

Para os amantes de futebol e, principalmente, os torcedores fanáticos da dupla Gre-Nal que se interessam por leituras relacionadas ao tema, fomos até a edição deste ano da Feira do Livro de Porto Alegre buscar alternativas aos fãs. As obras abordam os mais variados momentos históricos do esporte, desde a fatídica Copa do Mundo de 82, em que o Brasil foi eliminado pela Itália nas Quartas de Finais, passando pelas confidências do histórico presidente Fábio Koff, até a biografia do ídolo colorado Andrés Nicolás D'Alessandro. Uma paixão da população gaúcha e brasileira, o futebol não costuma ser tema tão corriqueiro na escrita de livros. 

Um destes leitores torcedor é Victor Freitas. “Costumo vir seguidamente na Feira do Livro, a cada ano. Faz pouco tempo que eu criei o costume de procurar livros que envolvem o esporte, me interesso mais por biografias de treinadores e ex-jogadores de futebol. Ainda não sabia muito em quais bancas localizar, mas com a ajuda da produção do Correio do Povo ficou mais acessível”, comenta.  

Do outro lado do balcão, o livreiro Cristiano Lopes acompanha o fluxo dos fãs do esporte. “Os livros de futebol que mais são procurados aqui na barraca é o do Grêmio - Somos azuis, pretos e brancos – e o do Falcão, que conta a história da Seleção de 82”, explica Lopes.

Aqui vai uma lista com algumas das opções encontradas pela nossa reportagem, entre muitos outras que se espalham pela Feira, até o dia 15 de novembro no Centro Histórico de Porto Alegre.   
 
- "Brasil, o time que perdeu a Copa, mas conquistou o mundo", de Paulo Roberto Falcão (editora AGE). 
 
- "Escola do Grêmio, formando atletas e cidadãos" , de João de Los Santos (editora AGE). 
 
- "D'Ale, meus sonhos, meu futebol, minha vida, meu legado" , de Diego Borinsky (‎editora Sulina). 
 
- "Yo soy Diego de la gente" , de Maradona (editora Planeta). 
 
- "Uma partida de A a Z" , de Gláucia de Souza e Marcelo Pizarro Noronha (editora Edelbra). 

* Estudante da UniRitter


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895