Oficina de Jornalismo do CP: Percepções e vivências

Oficina de Jornalismo do CP: Percepções e vivências

publicidade

12212112_10208167443165473_396965877_n Integrantes das oficinas de jornalismo do CP, Rádio Guaíba e TV Record confraternizam no encerramento das atividades.


A rotina de um jornal diário, como a do Correio do Povo, normalmente é um mistério para os leitores e até para os próprios colegas de profissão. É necessário que a sucessão de procedimentos se concretizem para que o papel deixe de ser uma folha em branco e traga efetivamente informação.

Assim como o corpo humano, para funcionar precisa que haja uma harmonia e sintonia entre todos os seus órgãos. No caso do jornal, das suas equipes e departamentos. E, nesta semana, durante a Feira do Livro de Porto Alegre, um dos eventos culturais de maior relevância para a cidade e o Estado, alguns jovens estudantes tiveram a oportunidade de ver o jornal por dentro e, mais do que isso, fazer parte de sua história.

Eles foram pauteiros (escolheram os assuntos), alguns foram repórteres (entrevistando e indagando os fatos), outros fotógrafos (fazendo o registro com um visão diferenciada) ou ambos. Conheceram a importância de cada setor para que a sua reportagem acabe efetivamente na página do jornal. E sentiram a adrenalina de ver a pulsação agitada do coração do jornal: a redação.

E parou por aí? Não. Também tiveram a oportunidade de ver o processo que transforma as páginas prontas no computador nas impressas do jornal, em uma visita ao parque gráfico.

impressao3

Com certeza uma semana alucinante nas suas vidas. Sob a coordenação dos jornalistas Marcos Santuário e Luciamem Winck, tiveram contato com dezenas de profissionais, conversaram, ouviram e, com certeza, aprenderam. A seguir, breves relatos da percepção dos estudantes sobre a experiência vivenciada durante a oficina de jornalismo do Correio do Povo 2015, realizada durante a Feira do Livro de Porto Alegre:

“A experiência dessa semana, convivendo dentro da redação do Correio do Povo e vivenciando a rotina de se fazer um jornal diário, foi incrível. Saio daqui com mais convicção que escolhi a profissão certa e com conhecimentos que me ajudarão por toda minha carreira. Agradeço a todos por sua generosidade e paciência, e, se Deus quiser, talvez um dia faça parte desse time de craques.” (Maycon Padua/Unisinos)

bruna8


“Me sinto feliz pela oportunidade e o privilégio de fazer parte da Oficina de Jornalismo do Correio do Povo. Acompanho a atividade há alguns anos e nesse ano decidi participar, tive sorte e fui selecionado. Foi uma semana de muita aprendizagem, novos conhecimentos e amizades. Aproveitei cada instante, o que me fez ter a certeza de que escolhi a profissão correta. Só tenho a agradecer ao jornal pela oportunidade que foi muito importante para a minha formação profissional.” (Ubiratan Júnior/Feevale)


“Participar dessa oficina foi uma oportunidade incrível. Sou muito grata aos funcionários do Correio do Povo e aos colegas que participaram desse projeto. Foi apenas uma semana, mas sinto que recebi uma bagagem muito boa que levarei para toda minha vida. Sucesso a todos. Espero reencontrá-los em breve.” (Caroline Borba/Ufrgs)

“Foi uma experiência ímpar e sempre que eu lembrar do por que escolhi a fotografia e porque eu gosto tanto de fotojornalismo, vou lembrar desta semana.” (Fabiano Martins/ULBRA)

“Foi uma oportunidade incrível, que me fez sair da zona de conforto e aprender coisas novas.” (Filipe Pohren/ULBRA)

“Eu adorei! Vejo que foi de máximo aprendizado toda informação que recebemos. Toda equipe se envolveu e foi super atenciosa. E só a experiência de conviver dentro de uma redação já faz toda diferença para um estudante.” (Julyanne Bandeira/Uniritter)

“Foi uma oportunidade incrível. Durante os seis dias de oficina conseguimos viver um pouco da rotina de uma redação e conhecer melhor a profissão que escolhemos seguir.” (Bruna Santos/ULBRA)

acessibilidade

“A experiência de poder aprender e praticar o jornalismo dentro da redação do Correio do Povo, um dos jornais mais importantes do Rio Grande do Sul, foi única. Fiquei muito feliz também em estar entre colegas estudantes, de diversas universidades do Estado. Além de poder conviver por algum tempo, com profissionais do Correio. Preciso agradecer a oportunidade e salientar a importância deste projeto do jornal” (Adriano Dal Chiavon/UFSM)

“A experiência foi incrível. Ter a oportunidade de conhecer a rotina da redação de um jornal tradicional como o Correio do Povo, nos fez crescer como futuros profissionais. No primeiro dia, deu um friozinho na barriga quando nos avisaram que seriamos responsáveis por produzir oito páginas do caderno da Feira do Livro. No decorrer dos dias, o desafio foi ficando mais fácil e a nossa paixão pelo jornalismo se mostrou na Praça da Alfândega. Valeu muito a pena e vai deixar saudades.” (Sofia Schuck/PUCRS)

“Conhecer o Correio do Povo foi incrível! O jornal pode me proporcionar uma experiência de vida e para minha carreira sensacionais. Eu nunca havia sentido uma adrenalina no dia de fechamento de um jornal e adorei. Eu tinha uma dúvida se iria conseguir viver na loucura de uma redação. Agora tenho certeza que quero ser uma repórter e quero estar presente na redação no momento de finalização do jornal. (Treyci Meneses/Unipampa)

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895