Professor alerta sobre erros ortográficos

Professor alerta sobre erros ortográficos

publicidade

lando2reduzido


Nesta quinta-feira (12), os participantes da Oficina de Jornalismo do Correio do Povo receberam a visita do professor de Língua Portuguesa da Feevale e editorialista do CP, Landro Oviedo. Formado em Direito pela Uniritter, com especialização em Língua Portuguesa e História do Rio Grande do Sul pela Faculdade Porto-Alegrense (Fapa), ele conversou sobre os erros mais comuns da ortografia. Natural de Itaqui, o professor mudou-se para Porto Alegre, almejando uma educação melhor.


Aos estudantes, Landro esclareceu as diferenças da linguagem do rádio e do jornalismo impresso. Para ele, o tempo de revisão é a vantagem do impresso. Além disso, o professor ressaltou que a preocupação com a gramática e o tipo de escrita são essenciais para um bom texto. “Por outro lado, o rádio exige um cuidado com a pronúncia e não tanto com o texto”, pontuou.


Questionado pelos participantes da Oficina sobre os erros mais comuns nos textos jornalísticos, o professor citou a concordância, a regência verbal e as citações dentro dos textos. Para ele, essas são as principais dificuldades dos jornalistas. Sofia Schuck, participante da oficina, considerou relevante o momento para esclarecer dúvidas. “Descobri vários erros que nunca havia me dado conta. Por exemplo, a conjugação do verbo intermediar na terceira pessoa, que na gramática correta é "intermedeia" ao invés de "intermedia", como muitos pensam”, observou a estudante de Jornalismo da PUCRS.


Texto: Adriano Dal Chiavon/UFSM e Julyanne Bandeira/Uniritter


Foto: Fabiano Martins/Ulbra



Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895