Brigada, 180 anos de força e honra

Brigada, 180 anos de força e honra

publicidade

Assista o vídeo em comemoração aos 180 anos da Brigada Militar:
https://www.youtube.com/watch?v=K0PS52PbJOI



Coluna de 18novembro2017

Dizem que o segredo da longevidade é uma vida saudável, calma e equilibrada em todos os sentidos. Aliada a diversos outros fatores, como viver num desses lugares harmônicos, quase paradisíacos, que especialistas chamam de “zonas azuis” do planeta. Se o mesmo valesse para as instituições, então a Brigada Militar chegaria ao seu 180º aniversário quebrando paradigmas. Viveu sob guerras diversas nesses quase dois séculos, atravessou crises e mutações políticas, foi, é e sempre será considerada tão maldita ou bendita quanto a inconstante efervescência humana exige, sem qualquer pudor ou lógica. E está lá, justo nas zonas vermelhas da nossa sociedade. Onde o medo, o confronto, a violência e a intolerância querem dar as cartas. Nada saudável, à primeira vista.

Minha maior curiosidade é saber que pensamentos tinham aqueles que, em 18 de novembro de 1837, assumiram as fardas da nascente Força Policial. O que almejavam seus comandantes, quais eram os reais intentos dos seus gestores, que sonhos motivavam os seus jovens soldados. Como foram recebidos os gaúchos fardados pelo seu povo. O que sei é que talvez quase nenhum deles imaginasse o quão importante se tornaria à vida gaúcha aquela força que, no ano de 1892, passaria a ser conhecida como Brigada Militar e é, até hoje, a única PM brasileira com nome próprio. A Brigada é fundamental em qualquer instância, em qualquer lugar. Não há rincão desse estado onde não se clame por mais presença brigadiana. Não há grande evento que se faça sem se preocupar, antes de tudo, na presença do policiamento ostensivo para garantir a tranquilidade de todos. Ainda mais em dias turbulentos, onde a violência e a criminalidade parecem endêmicas e deixam a população quase sem esperança de dias melhores. O que lhes resta é confiar na Brigada. No atendimento ao seu socorro ou na prevenção ao mal que pode não ocorrer, desde que ela esteja por perto.

Como a criança chama pela mãe, ao menor sinal de desconforto ou perigo, o gaúcho vai ao 190 e chama a Brigada. Mesmo quando o problema nem é policial e a esperança de resolver algo o leva ao número que está impresso na alma gaúcha. Para que venha o abraço caloroso da ajuda ou a mão dura da lei. Não é fácil, o recente anuário de segurança pública, divulgado há poucos dias, mostrou que o brasileiro não gosta das leis, não gosta das polícias, não vê motivo para respeitar regras e acha muito fácil burlar tudo isto. Porém, a Brigada nasceu para descascar abacaxis e esta é a sua vocação. Não à toa nossos policiais, na mesma pesquisa, foram declarados como os mais honesto do Brasil, na avaliação de confiança do povo. É assim. Não se chega a 180 anos se acovardando ou alugando a alma. Uma instituição atravessa o tempo por ser forte. E quando o combate é a missão, força e honra são os combustíveis da vida saudável.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895