BrigadaCast: um bate-papo histórico

BrigadaCast: um bate-papo histórico

Oscar Bessi

publicidade

A Comunicação Social da Brigada Militar lançou um trabalho totalmente inovador. Tanto como um canal institucional poderoso, entre seus integrantes, quanto como formato inédito de aproximação com os cidadãos gaúchos, surge o BrigadaCast, um podcast mensal que poderá ser acessado através das redes sociais da Brigada e vários aplicativos para ser ouvido ou assistido. Relançado, o trabalho é o ingresso definitivo na onda das novas tendências, numa versão agora mais descontraída, livre, dinâmica, atraente e com coragem de abordar temas complexos ou delicados, sempre necessários à reflexão. No comando do podcast, dois soldados que já foram guerreiros no front, mas cujo talento pessoal os alçou à luta complexa que é fazer comunicação social numa instituição gigante como a BM. Éverton de David, que além de PM é locutor, músico e incentivador de milhares de jovens que desejam ingressar na carreira policial, e o grande Lucas Caneppele, também locutor, uma mente brilhante que tive o prazer de conhecer ainda em seu curso de formação quando criou, com amigos e quase que artesanalmente, um dos programas mais divertidos que já vi em toda a minha vida de caserna.
E a estreia foi em grande estilo: do outro lado da bancada, no belíssimo estúdio da Funperacchi, ninguém menos do que o coronel Cláudio Feoli, comandante-geral da BM. E quem já assistiu o programa viu o grande líder de uma das maiores e mais respeitadas polícias do país em sua incomparável autenticidade, olhando no olho, respondendo sem pestanejar, falando sem melindre da essência que o move desde jovem e há mais de três décadas: a vontade de tornar a BM uma corporação cada vez melhor, para os brigadianos e para a sociedade. E vê o que não espanta a todos que o conhecem. O ser humano e o oficial de alta patente num só, sem melindre, contando histórias de ocorrências típicas de quem viveu muitos anos na linha de frente. O conhecimento de quem uma vida inteira se preocupou com a excelência da missão, mas também com a vida da sua patrulha, do seu pelotão, sua companhia, seu batalhão. O Feoli que lidera a Brigada é o mesmo que liderava dezenas de guarnições na zona Norte da capital, no 11º BPM, por noites inteiras. O mesmo que comandava ações de choque com imparcialidade, legalidade, coragem, decisão e domínio das técnicas operacionais. O homem que fala te olhando no olho é o policial que deixa bem claro que não aceita enrolação de quem não presta, mas é o amigo que não perde a piada e a reflexão que ele viu, na hora.
Dois soldados entrevistando o coronel dos coronéis já é, por si só, histórico. Além de corajoso, desafiador e necessário. Os novos tempos exigem exemplos de autenticidade. Poses e máscaras cansam. Quem ouvir o podcast sentirá ainda mais firmeza na corporação que os protege, em todas as cidades do estado, todos os dias. Os brigadianos terão certeza de terem um grande comandante, embora um ou outro pareça ainda não entender o que ele quer. E o BrigadaCast entrevistará outras personalidades do universo policial, como soldados em suas heroicas ocorrências, ou personalidades que se destacam de alguma forma na corporação ou fora dela. Será uma aproximação jamais vista. A chave que abre um novo portal de humanização nessa atividade tão difícil, complexa e mal compreendida: ser policial. É a força do diálogo rompendo barreiras históricas e culturais. Quem evita o diálogo e grita sem ouvir o outro, não gosta da evolução. Serve só ao seu umbigo. E flerta descaradamente com a tirania.

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895