O que há de errado com a paz?

O que há de errado com a paz?

O ser humano tem consigo a dita racionalidade. E um dos seus aspectos é uma busca quase que incessante pelo prazer, pelo conforto, pelo sossego de corpo e alma. Dias de paz trazem tudo isso. Mas por que tantos correndo atrás justamente do contrário?

publicidade

O mundo segue tenso. Rússia e Ucrânia não se acertam e generais de Moscou, segundo líderes ocidentais, já discutem o uso de armas nucleares. A Coréia do Norte, por sua vez, disparou nada menos do que 23 mísseis no que chamou de “treinamento de guerra contra os EUA”. Houve invasão de área e a Coréia do Sul revidou com seus caças. A guerra fratricida entre esses dois países foi um dos mais sangrentos conflitos recentes da humanidade. Matou dois milhões e meio de inocentes.

Por aqui, atos de violência e intolerância após o resultado das eleições. Levando o próprio presidente do Brasil a pedir que tais atitudes, como o cerceamento da liberdade de ir e vir, não fossem tomadas. Mas não adiantou muito. Os integrantes de um movimento sem muita lógica pareciam querer apenas criar confusão. Até transplante do coração deixou de ser realizado por conta dos bloqueios. O prejudicado, apenas, foi o pobre povo brasileiro trabalhador, que quer mais tocar a vida e ver como tudo vai ficar, para saber de que jeito sobrevive. Tem sido assim desde sempre.

Traficantes de drogas, de uns tempos para cá, decidiram que seus mercados devem ser disputados a bala. E tome morte de inocente.

Apesar de todas as campanhas contra a violência de gênero, apesar do crescente - embora ainda meio longe do ideal - papel da mulher na sociedade contemporânea, o feminicídio não desembarca das estatísticas ruins sobre violência e criminalidade no país. Por quê?

Nas redes sociais, uma tempestade de desrespeitos, ofensas, invasões, golpes. 

O ser humano tem consigo a dita racionalidade. E um dos seus aspectos é uma busca quase que incessante pelo prazer, pelo conforto, pelo sossego de corpo e alma. Dias de paz trazem tudo isso.

Mas por que tantos correndo atrás justamente do contrário? O que há de errado em viver em paz? Por que tanto conflito por nada relevante? Vícios, egos, domínios, poderes. Tudo que vira pó depois que partimos. E estamos vendo amigos partirem cedo demais por conta desses horrores. Estams vendo crianças sob terror.

A paz te permite sonhar. A paz te dá oportunidades. Por favor, vocês que amam a guerra, que querem conflito onde não tem, experimentem a paz. Tentem. Vão descobrir a real beleza do viver.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895