Trânsito: o melhor item de segurança é a sua atitude

Trânsito: o melhor item de segurança é a sua atitude

O slogan lançado pelo Detran gaúcho em sua nova campanha de conscientização deverá ficar na mente dos motoristas para sempre

Oscar Bessi

publicidade

Não é de hoje que o DetranRS (Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul) tem sido notável em suas campanhas de conscientização no trânsito. E esta frase “O melhor item de segurança é a sua atitude”, dos filmes que foram ao ar no último dia 28 de dezembro, é tão intensa, tão forte e tão verdadeira que precisei tomar emprestada e tornar título desta coluna. Ela diz tudo e reflete exatamente o que pode ser a grande dificuldade – e a grande facilidade – das nossas ruas e estradas. As duas versões, disponíveis na página da autarquia (detran.rs.gov.br) impactam pelo que mostram e dizem. Eu me arrepiei ao assistir pela primeira vez. E pensei “nossa, mas isso precisa colar na cabeça de todos, isso pode mudar muitos comportamentos, evitar muitas tragédias!”.

A campanha foi criada pela agência Escala e produzida pela Mythago. E na própria página onde podemos assistir os vídeos e enviar aos amigos (sério, faça isto, enviamos tanta piada e bobagem, eu sei, mas enviamos muitas coisas legais também, desejando o melhor a quem amamos e com quem nos importamos) o diretor-geral do Detran RS, Mauro Caobelli explica o trabalho em várias frentes para tentar reduzir a acidentalidade: “O risco de acidentes fatais está muito ligado a comportamentos cotidianos perigosos e que acabam sendo banalizados", frisa. Perfeito! No Brasil, morrem cerca de 40 mil pessoas por ano em ocorrências de trânsito. A maioria jovens. Números de guerra. A maioria, em colisões frontais, geralmente causadas por ultrapassagens indevidas, como numa das cenas dos filmes da campanha. E, nas causas principais, encontramos a falta de atenção, a desobediência à sinalização, o excesso de velocidade, o uso de álcool ao dirigir, o cansaço e, é claro, cada vez mais o uso do celular pelo motorista. Que tira a atenção da via por instantes que podem ser fatais.

A racionalidade humana é brilhante e inventou todos esses meios de transporte para facilitar a nossa locomoção. Que, nos primórdios, era bem longa, lenta e complicada. Hoje somos capazes de conhecer muitos mundos diferentes. Mas é também a nossa inquietude que faz, dessas criações brilhantes, armas letais. Portanto, a chave está na nossa mente. Nas nossas escolhas. Na disposição de ser instrumento de paz ou de guerra. Saiba que vai, ao trabalho ou ao lazer, mas que precisa ir e voltar. Que precisa conviver com todos os outros que estão ao lado, e ao redor, e em outros veículos, a pé, em cadeiras de rodas, skates, bicicletas, etc. Trabalhando ou passeando. Saiba que teu veículo precisa ser revisado, que a pressa pode não levar a lugar nenhum, que calma e paciência são bálsamos. Que a mensagem ou a ligação podem esperar, pois já vivemos muito bem no passado sem celular e o mundo já era exigente e corrido. Que se eu beber e insistir em dirigir posso morrer, ou posso matar, e aí a festa vira uma tragédia irrecuperável. “O melhor item de segurança é a sua atitude”, é a frase deste verão do DetranRS. É uma frase para nunca mais sair das nossas cabeças. Espalhem. Divulguem. Preguem. A nossa maior alegria é estarmos todos vivos, bem, felizes ao final de cada dia e de cada jornada.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895