A maior corrida do Copersucar-Fittipaldi com o pódio de 1978 em Jacarepaguá

A maior corrida do Copersucar-Fittipaldi com o pódio de 1978 em Jacarepaguá

publicidade



Muita gente não dá o valor que merece à equipe criada pelos irmão Fittipaldi na década de 1970, mas o fechamento da Hispania e a permanente falta de resultados de Caterham e Marussia coloca bem em foco o grande trabalho que foi feito pela dupla no Copersucar-Fittipaldi. Na quarta temporada do carro, o time desenvolveu um bólido capaz de lutar por pódios e muitos pontos, conquistando o sétimo lugar nos construtores, em 1978.

Alguém disponibilizou na internet a maior festa da equipe, em 1978: a corrida de Jacarepaguá, segunda etapa do campeonato. Um momento em que tudo parecia evoluir no time rumo ao confronto com as grandes. Emerson largou na sétima posição e usou sua velha e eficiente maneira de conservar o carro para o final da prova. Com dez voltas para o fim, estava com muito mais ação que os combalidos Lotus e Brabham de Mario Andretti e Niki Lauda, finalizando em segundo.

Nem a vitória do argentino Carlos Reutemann azedou o dia para os brasileiros, que invadiram a pista para acenar para Emerson na bandeirada. Vale lembrar que Reutemann usava os novos pneus Michelin, que se mostraram mais duráveis e permitiram que dominasse o ritmo de corrida com a Ferrari. Emerson fez os antigos Goodyear durarem até a linha de chegada para conseguir um resultado que, em 1975, seria impensável. Em 78, por sinal, a Copersucar-Fittipaldi terminaria o campeonato na frente da McLaren que havia dado o título ao Emerson quatro anos antes!

Assista abaixo ao vídeo da metade final da corrida:


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895