Alain Prost pilota a Red Bull em Paul Ricard

Alain Prost pilota a Red Bull em Paul Ricard

publicidade



O final de semana de cobertura da Stock Car acabou fazendo o Pitlane deixar passar um momento bacana que aconteceu no domingo, em Paul Ricard na França. O tetracampeão Alain Prost voltou ao cockpit de um Fórmula 1 contemporâneo pela primeira vez desde 1996. O carro foi o Red Bull RB6 de 2010, num palco perfeito para o francês que dominou Paul Ricard na sua época, tendo vencido cinco vezes.

Prost não fez apenas uma voltinha de demonstração, não. O "Professor" acelerou para valer e aproveitou para fazer uma análise dos carros modernos com os de sua época. "No geral não é tão diferente do último carro que pilotei, a McLaren 1996. A exceção é que tudo parece mais perfeito, aparentemente evoluiu cada departamento de um carro de corrida", ponderou.

Exigente, o francês criticou a "ergonomia" do carro moderno, apesar de elogiar a parte técnica. "As pernas ficam muito altas", citou. "Além disso, temos apenas dois pedais e a embreagem na direção. Precisei frear com o pé esquerdo e isso foi muito estranho, pois nunca tinha feito na vida", avaliou Prost.

Ele salientou, contudo, que se sentiu extremamente segurou no RB6 e lembrou do seu Renault de 1983. "Pilotei meu antigo carro no ano passado e realmente faz você questionar: como que eu podia dirigir aquele tipo de coisa", afirmou o atual campeão do Troféu Andros de Rally no Gelo.



Prost ainda comentou a possibilidade de fazer um teste para valer com carro de Fórmula 1 num futuro próximo. Como consultor da Renault, ele está envolvido no desenvolvimento do motor turbo que será lançado em 2014 para as novas regras de eficiência de combustível e aproveitamento de energia da categoria. O francês avalia que seria ideal experimentar o comportamento do novo propulsor na pista e não apenas analisar dados de telemetria.

Assista a um vídeo amador de uma das passagens de Prost:


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895