Alfa Romeo apresenta carro agressivo, mas enfrenta problema com "porpoising"

Alfa Romeo apresenta carro agressivo, mas enfrenta problema com "porpoising"

Novo C42 foca em gerar muito downforce sob as laterais, mas teve desequilíbrio intenso nas retas

Bernardo Bercht

Carro ítalo-suíço tem linhas agressivas, mas problemas a resolver

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A Alfa Romeo finalmente tirou a camuflagem do C42 e a bela pintura vermelho e branca também mostrou alguns dos segredos que esperam propelir o time de volta à batalha no meio do pelotão. É um projeto bem agressivo, sem o refinamento ou ousadia de Ferrari e Red Bull, mas com propostas interessantes, principalmente no bico e nas laterais. O problema é que, até aqui, não funcionou muito bem nos testes de inverno.

O C42 leva a sério a produção de downforce sob as laterais e, com a opção de manter o seu santantônio compacto e dividido ao meio, precisa de entradas de ar bem grandes, as maiores entre todos os carros mostrados.

Apesar das dimensões consideráveis, as laterais são muito trabalhadas, com um recorde radical na linha de cintura, em direção ao assoalho. As linhas fluidas quase foram asas sobre o fundo do carro, além de liberar uma área útil bem grande para o ar sobre o assoalho propriamente dito. As guelras liberadas pelas novas regras não são nada econômicas, com uma ampla área recortada ao lado da cobertura do motor.

Voltemos à dianteira, o nariz com um ângulo positivo de ataque bem evidente. O C42 tem um bico muito peculiar, meio que um "nariz tortinho" para fixar o miolo da asa dianteira com um grande ângulo de ataque, enquanto as laterais direcionam fluxo para a parte inferior do carro.

Tudo indica que a Alfa Romeo está gerando uma quantidade bem interessante de pressão aerodinâmica, com todo esse latifúndio sob as laterais até o difusor. O problema, contudo, é que as características do desenho parecem ter gerado o carro mais sensível ao "porpoising". O C42 foi o que mais sofreu com o "corcoveio" nas retas, que inclusive ocasionou a quebra de elementos de fixação do câmbio. Por conta disso, o time teve que abrir um buraco no assoalho para ao menos conseguir andar, apesar de comprometer a performance.

Se conseguirem resolver ou mitigar essa encrenca, talvez o potencial esteja lá. Será a chance de Valtteri Bottas e Guang Zhou surpreenderem os adversários e somarem alguns pontos.


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