Alpine lança "El Plan" com bico e assoalho no limite das regras da F1 2022

Alpine lança "El Plan" com bico e assoalho no limite das regras da F1 2022

Projeto do time francês também terá configuração de motor completamente nova

Bernardo Bercht

Novas cores, novo motor e abordagem ousada dos projetistas

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Chegou "El Plan"! A Alpine apresentou nesta segunda-feira seu A522 e trouxe mais um monte de detalhes e abordagens inovadoras para a gente analisar. A criação de Martin Tolliday e Dirk de Beer vai no limite do regulamento em pelo menos duas partes do carro, além de dar espaço de sobra para o novo motor Renault, com turbina dividida como a Mercedes, respirar.

Começamos pelo nariz. El Plan conseguiu manobrar no regulamento para manter uma espécie de nariz elevado como a gente estava acostumado desde 1994 até 2021. O bico é fixado em três elementos da asa dianteira, mas a última parte é independente e deixa ar passar por baixo, ganhando algum fluxo para o assoalho. Sempre lembrando que todo mundo quer bastante ar debaixo do carro para o efeito solo. Aston Martin e Haas ergueram a asa lá em cima, por exemplo.

A maior sacada dos franceses, contudo, vem em seguida. Um plano estendido do defletor lateral segue como uma lança em direção às rodas dianteiras, filtrando o ar turbulento. Até aí, normal. Em seguida, porém, a equipe fez um origami com o assoalho. Existem as entradas para os túneis de venturi previstas pelo regulamento, mas acima disso, foi criado uma espécie de assoalho duplo.

O A522, desta forma, tem duas áreas que foram a asa invertida para gerar pressão aerodinâmica. Uma sacada muito interessante e que vai ter muito engenheiro dos times rivais torcendo o nariz nos argumentos de "espírito das regras". As entradas de ar laterais, em si, são mais convencionais, lembrando um pouco as da Ferrari, mas com a carenagem menos compacta. A caída, contudo, é bem acentuada como a AlphaTauri e a Williams.

O santantônio é mais estreito que o modelo de 2021, algo raro nos carros deste ano. Mas vale lembrar que a Alpine já trabalhava com a instalação vertical dos componentes e tinha a lombada "gordinha". Como o motor é novo De Beer previu o uso de duas sessões de guelras sobre o capô, o que também aumenta as possibilidades de compactar os componentes no meio do carro.

Por fim, a asa traseira mostra um novo desenho em relação aos carro que vimos até então. O plano principal do aerofólio é quase totalmente plano, oposto das linhas em V e até em W que conferimos até o momento.

No geral, a turma de Enstone parece confiante no El Plan. O que sabem, certamente, é que basta dar um carro com chances para Fernando Alonso que os resultados vão vir. Esteban Ocon, por sua vez, deve ter equipamento para somar bons pontos.

Ah, sim! A equipe apresentou uma pintura especial quase toda rosa. O design, inspirado pelo novo patrocínio da BWT, será utilizado nas duas primeiras etapas de 2022.


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