Aston Martin mostra primeiro F1 de verdade para 2022, com soluções ousadas

Aston Martin mostra primeiro F1 de verdade para 2022, com soluções ousadas

Asa elevada, entradas de ar quadradas e laterais "gordinhas" enfrentam desafios do novo regulamento

Bernardo Bercht

Andrew Green trouxe soluções inovadoras para o regulamento

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Agora é para valer! A Aston Martin é a primeira a apresentar um legítimo Fórmula 1 de 2022. E as novidades apareceram com tudo, enquanto Andrew Green e sua esquadra britânica tentam buscar soluções para o novo regulamento. De cara chama a atenção as formas mais "gordinhas" das laterais, para aproveitar o assoalho e gerar o agora já famoso efeito-solo.

O AMR22 já é um animal completamente diferente dos simulacros mostrados por Haas F1 e Red Bull. Na dianteira,  o regulamento obriga que o nariz encoste no plano da asa, então adeus "nariz de tubarão". Para compensar, a Aston levantou todo o conjunto do aerofólio para liberar o máximo de fluxo de ar para os túneis de venturi que vão gerar a maior parte do downforce dos novos projetos.

Os ailerons, ou defletores laterais são bem mais simplificados com as novas regras, mas o AMR22 ainda assim utiliza o que pode para limpar o ar das rodas em direção às tomadas de ar, onde outro truque interessante aparece.

As entradas laterais esculpidas pela turma de Andrew Green são quadradas (???). Uma peça em fibra de carbono escura ocupa toda a extensão sob a carenagem e, perto do monocoque, os orifícios são claramente em linhas retas. A opção pelo formato, usualmente pouco aerodinâmico, seria para aproveitar ao máximo as medidas permitidas pelo regulamento. Fosse redonda, e a entrada teria de ser cortada na linha inferior.

O principal trabalho nos carros de 2022 é exatamente do meio para trás, já que o efeito solo vai ficar por ali. Além disso, os carros são mais curtos, menos espaço para empacotar motor, sistema de recuperação de energia, radiadores, baterias... Por isso, a nova Aston é "gordinha", descolando totalmente dos projetos dos últimos anos, que afinavam ao máximo o formato coca-cola rumo à asa traseira.

As "guelras" de tubarão sobre o capô também chamam a atenção, liberando mais ar para refrigera o conjunto e, quem sabe, se tiver espertezas, ar para o difusor lá no assoalho. O "calombo" para receber o sistema de escapamentos do motor Mercedes continua ali, como em 2021. Como as laterais são largas, o corte inferior é super acentuado, para liberar ainda mais espaço para o ar percorrer o assoalho.

Por fim, chegamos à asa traseira, que segue muito levemente o que se viu no modelo padrão da FIA. O AMR22 trabalha muito mais as formas e tem uma altura bem menor na placa principal do aerofólio.

É preciso ver o que o resto da turma vai fazer, mas a Aston Martin mostrou já respostas bem interessantes para os limites das novas regras. Pode ser que Sebastian Vettel e Lance Stroll tenham equipamento bem mais capaz para conquistarem resultados em 2022.


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