Aula de automobilismo: vídeo compara pilotagem da Indy com muita asa e pouca asa

Aula de automobilismo: vídeo compara pilotagem da Indy com muita asa e pouca asa

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Um barato educativo, essa é a definição para o vídeo mote deste post. A Fórmula Indy mostra em duas gravações onboard a diferença de tocada para que dois carros com acertos completamente diferentes obtenham o mesmo tempo no cronômetro. Os protagonistas são Simon Pagenaud e Hélio Castroneves, em suas voltas de classificação na pista de Long Beach.

O primeiro a dar sua volta é Pagenaud e depois vemos a passagem do Helinho. Por fim, a tela é dividida meio a meio para um comparativo direto da pilotagem de ambos. A diferença é que Pagenaud foi para a pista com uma configuração com pouquíssima asa e grande velocidade de reta, enquanto Castroneves otimizou a aerodinâmica com muito downforce nas curvas. Numa olhada desatenta, a pilotagem parece agressiva por ambos os pilotos, mas as diferenças são evidentes ao analisar o vídeo comparativo. Pagenaud chega pendurado nas curvas e precisa reagir à traseira leve do carro, no chamado sobre-esterço. Ele busca os desvios de trajetória através de respostas no volante, na base do reflexo e habilidade. Ele não tem paz com a direção e, antes que a traseira escape, enfia o pé no acelerador para corrigir a trajetória e sair da curva.

Aí vamos para o brasileiro, atual líder do campeonato. Vão apontar que o carro dele também sai de traseira. Claro que sim, ele também usa o contra-esterço para manobrar. Mas a grande diferença é: no caso da configuração com muita asa, é o próprio piloto que induz as saídas de traseira do carro, para apontar à tangência o mais rápido possível e pisar fundo no acelerador. Ele não consegue atingir a mesma velocidade de reta de Pagenaud, mas o carro segue sob trilhos quando precisa e o movimento dos braços é muito mais gradual, é possível perceber exatamente o ponto de frenagem, entrada de curva e aceleração na saída. Pagenaud, enquanto isso, precisa puxar o carro pelo pescoço e colocar na posição que quer a cada curva, utilizando a direção. O resultado óbvio de cada situação é que, apesar de ambos virarem o mesmo tempo, Castroneves está gastando menos pneus, o que ajudará bastante no ritmo de corrida.

Assista ao vídeo:


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