Black Friday - Os sonhos de consumo automobilísticos do PitLane

Black Friday - Os sonhos de consumo automobilísticos do PitLane

publicidade

Na onda da Black Friday, o blog deu uma lembrada nos seus carros preferidos de pintura preta. São modelos que de alguma forma marcaram época pela performance, ousadia e, claro, pelo visual inesquecível.

UOP Shadow DN5 - Tom Pryce

"Assombrou" o grid da Fórmula 1 nas duas primeiras etapas de 1975, fazendo pole-positions com Jean Pierre Jarier. Usava o motorzinho padrão Cosworth de 450 cavalos, mas parecia muito mais veloz. O problema é que o carro quebrava muito e o melhor resultado veio com Tom Pryce e um terceiro lugar no GP da Áustria.  O talentoso inglês lamentavelmente perdeu a vida dois anos depois em terrível acidente no Shadow DN7.

Bentley Speed 8 - Rinaldo Capello/Tom Kristense/Guy SmithO irmãozinho do Audi R8 foi das aerodinâmicas mais agressivas a encarar as 24 Horas de Le Mans nas últimas décadas. O carro com apoio da montadora inglesa estreou em 2001 e, com algumas atualizações, dizimou a concorrência na prova de 2003.  Fez dobradinha cinco voltas à frente do primeiro R8, por sinal. Ajudou Tom Kristensen a estabelecer a marca histórica de seis vitórias na prova, números que ele aumentaria na sequência. Usava um motorzão 4 litros da fabricante alemã com 600 cavalos de potência.

Lotus 97T - Ayrton Senna

Claro que temos uma Lotus JPS na nossa lista de Black Friday. Na nossa humilde opinião, o formato perfeito de um carro de corrida é o modelo 97T de 1985. O projeto de Gerard Ducarouge espantou a concorrência nos treinos de classificação com o jovem Ayrton Senna e ainda rendeu três vitórias duas com o brasileiro, em Spa-Francorchamps e Estoril; e uma com Elio de Angelis, em San Marino. Diz a lenda que com turbo de qualify, o motorzão Renault explodia 1.300 cavalos de potência.

Interscope Racing 81 - Danny Ongais

O Batmóvel da Fórmula Indy foi uma das visões revolucionárias nos treinos para as 500 Milhas de Indianápolis de 1981. O carro com motor Cosworth turbo foi um dos mais rápidos nos preparativos para a prova daquele, com Danny Ongais na pilotagem. O havaiano chegou a liderar a prova, mas o que tornou o carro "histórico" foi o terrível acidente que ele sofreu ao sair dos boxes. Bateu de frente na mureta e se despedaçou, deixando o corpo do piloto arrastando na pista. Milagrosamente, Ongais se recuperou e voltou a correr.

McLaren F1 GTR - J.J. Lehto/Yannick Dalmas/Masanori Sekiya

O supercarro que todos queriam na década de 1990 também deixou sua marca nas pistas. A criação de Gordon Murray gerou um modelo de corrida que conseguiu algo quase impensável: um carro Gran Turismo superou os protótipos na edição de 1995 das 24 Horas de Le Mans. Por sinal, efetivamente a última vez que um "automóvel" com origem nas ruas venceu a corrida mais famosa do mundo. De quebra, teve com Masanori Sekiya, o primeiro japonês a vencer a mítica corrida.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895